Cidades

IPVA: Desconto de 10% no imposto é válido até 10 de fevereiro

Arquivo/BNews

O IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado

Publicado em 07/01/2020, às 09h43    Arquivo/BNews    Redação BNews

Os motoristas baianos que ainda não quitaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) devem ficar atentos, o desconto de 10% vale até o dia 10 de fevereiro para quem efetuar o pagamento em cota única.

Ainda existe a opção de pagamento com 5% de desconto para quem fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto. Todas as informações podem ser consultadas por meio do site da Sefaz-BA, no Canal Inspetoria Eletrônica, IPVA, ou do call center da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), pelo 0800 071 0071.

Segundo a Sefaz, os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2020. No entanto, o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. 

Redução

O IPVA ficará, em média, 3,56% mais barato para os contribuintes baianos em 2020. A queda mais acentuada com relação aos valores de 2019 beneficiou os utilitários, que vão pagar 4,35% a menos. Em seguida, vêm os automóveis, com 4,20%. Para ônibus e micro-ônibus, o imposto ficará 3,93% menor. Já para as motos e caminhões, a queda no valor do imposto será de 2,72% e 2,62%, respectivamente. 

Os novos valores baseiam-se em pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com base nos preços praticados no estado em outubro de 2019. 

O IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado. A frota tributável da Bahia é de cerca de dois milhões de veículos. Segundo a Sefaz, o valor arrecadado é dividido meio a meio com o município onde o veículo foi emplacado.

Classificação Indicativa: Livre