Cidades

MP-BA vai fiscalizar enfrentamento ao coronavírus no Conjunto Penal de Simões Filho

Divulgação/Seap-BA
Medida considera emergência de saúde pública decorrente da doença. O município conta com 14 pacientes diagnosticados com a Covid-19  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Seap-BA

Publicado em 29/04/2020, às 10h05   Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um procedimento administrativo para fiscalizar e acompanhar as medidas que estão sendo adotadas no Conjunto Penal de Simões Filho, região metropolitana, para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), até a última segunda-feira (27), o estabelecimento prisional possuía uma população carcerária de 243 custodiados - todos em regime semi-aberto.

A unidade conta com capacidade para 244 presos. O documento assinado pelo promotor na última terça-feira (28) considera duas portarias editadas pela Seap - determinando a adoção de médicas de prevenção ao contágio da doença, e estabelecendo um plano de contingência para orientar sobre medidas de controle e contenção de riscos. 

Segundo informações do Sistema Prisional em Números, disponibilizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a unidade conta com atendimento médico emergencial, presença semanal de médicos clínicos, e diária de enfermeiros - assim como de auxiliares de enfermagem.

O boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nesta terça aponta que o município conta com 14 pacientes diagnosticados com a Covid-19. Dois novos casos foram confirmados ontem – um homem e uma mulher, ambos moradores de Ilha de São João. 

O paciente do sexo masculino está hospitalizado em uma das unidades de atendimento de Salvador, enquanto a paciente do sexo feminino segue em isolamento domiciliar. “As pessoas que possivelmente tiveram contato com os pacientes também estão sendo assistidas”, informa a vigilância epidemiológica da cidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp