Cidades

Vídeo: Em resguardo após nascimento do filho, mulher é carregada em estrada de barro

Leitor/ BNews
O perímetro intrafegável é alvo de reclamações de moradores há mais de dois anos  |   Bnews - Divulgação Leitor/ BNews

Publicado em 21/07/2020, às 10h12   Aline Reis


FacebookTwitterWhatsApp

Uma mulher ainda em resguardo pelo nascimento de um filho foi socorrida em uma espécie de “ambulância”, com pedaços de bambu, cordas e uma cadeira de plástico, como se fosse um ‘trono’ para ser carregada por um grupo de homens na localidade de Traíras, zona rural de Maragogipe, no Recôncavo Baiano. 

As imagens ‘medievais’ foram gravadas na última semana, quando a mulher passou mal, no entanto, a única estrada que dá acesso ao local onde reside está intrafegável por causa do barro acumulado, cascalhos e buracos. Sem ter como uma ambulância passar e ela andar por si só, foi feito o improviso, para que chegasse no ponto de ônibus. 

De acordo com a Tribuna do Recôncavo, a estrada dá acesso as comunidades também de Água Fria e Tijuca, onde vivem aproximadamente 100 famílias e maioria delas percorrem o trecho todos os dias, por viverem de agricultura familiar e necessitam vender a produção. 

Não há informações sobre o estado de saúde da mulher mencionada no vídeo. 

Questionada pela reportagem, a Prefeitura Municipal de Maragogipe se manifestou através de nota sobre a situação da estrada. O posicionamento contradiz as queixas dos residentes sobre não ter intervenção nos últimos dois anos, a nota informa que “é de praxe da prefeitura recuperar as estradas vicinais do município todos os anos após o período de chuvas”. 

“Em 2019, foram recuperados mais de 500 km de estradas, o que abrange todo o território do Município, mas as chuvas chegaram com força e deixaram alguns locais em situação precária. Assim, será necessário refazer os trechos mais afetados”.

Sobre o improviso para atender a puérpera em situação de urgência, a gestão lamentou o ocorrido e afirmou que “está empenhada em atender os trechos onde é preciso fazer a recuperação imediata, para que não haja interrupção do tráfego e para que não prejudique o transporte da população”. 

“A Secretaria de Serviços Públicos, Transporte e Meio Ambiente fez um estudo das áreas mais atingidas e colocou todas as máquinas disponíveis em operação, e já iniciou a recuperação em pontos críticos. A intenção é atingir todo o interior do município. No entanto, com as constantes e recentes chuvas, o serviço tem sofrido interrupções. Nos próximos dias, estaremos chegando em todos os pontos críticos.  A Administração Municipal reforça, ainda, que a população ajude na vigilância, acionando o setor responsável da Prefeitura para intervenção imediata em casos mais urgentes”. 

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp