Cidades

Gestora da Barragem da Pedra do Cavalo suspende teste de calha

Carlos Augusto
Autoridades de proteção ambiental alertaram para os riscos do procedimento  |   Bnews - Divulgação Carlos Augusto

Publicado em 12/08/2020, às 11h28   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O teste de calha do Rio Paraguaçu, que seria realizado no dia 17 de agosto sem prévia consulta às comunidades, foi suspenso, de acordo com a Votorantim Energia, gestora da UHE Pedra do Cavalo.

Segundo o grupo, a decisão de suspensão partiu da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).  Cerca de 5  mil famílias que moram na Reserva Extrativista Marinha da Baía do Iguape, localizada entre as cidades de Cachoeira, São Félix e Maragogipe, ambas no Recôncavo Baiano, afirmam que o teste pode impactar a pesca e a mariscada, principais fontes de renda na região. 

O Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio – Ministério do Meio Ambiente) pediu que o teste de calha fosse adiado, pela falta de realização da consulta pública junto às comunidades locais. O instituto já havia emitido parecer que ajuda a comprovar o impacto ambiental causado pela barragem. Nos documentos, os técnicos disseram que a vazão de água na usina leva a alterações repentinas, o que prejudica a salinidade da água. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp