Cidades

MPF instaura procedimento para acompanhar uso da Força Nacional em assentamentos do extremo Sul da Bahia

EBC
Apoio militar às ações do Incra nos municípios de Prado e Mucuri foi autorizado na última quarta-feira (2)  |   Bnews - Divulgação EBC

Publicado em 04/09/2020, às 19h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou, nessa quinta-feira (3), um procedimento administrativo para acompanhar os trabalhos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nos assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no extremo Sul da Bahia, principalmente sobre a utilização da Força Nacional de Segurança Pública.

Segundo o MPF, a falta da presença permanente do Incra no extremo Sul da Bahia, aliado à operação com apoio de força militarizada, pode aumentar o risco de episódios de violência no campo.

O apoio militar às ações do Incra nos municípios de Prado e Mucuri foi autorizado na última quarta-feira (2), pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com prazo até 2 de outubro, podendo ser estendido. 

O MPF acredita que há indícios de que a ação foi planejada de forma superficial, sem prévio diálogo do Incra ou do Ministério da Agricultura com o estado da Bahia e com os órgãos públicos que atuam no local.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp