Cidades

Governador diz que esforço coletivo entre poderes será necessário para que investimentos em saúde não sejam inviabilizados

Pedro Vilas Boas/BNews
Governador comentou decisão judicial que determinou que o Estado realize a transferência dos valores atrasados ao Hospital Regional de Juazeiro  |   Bnews - Divulgação Pedro Vilas Boas/BNews

Publicado em 11/09/2020, às 14h10    Pedro Vilas Boas* e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O Governador Rui Costa comentou nesta sexta-feira (11) decisão judicial que determinou que o Estado realize, imediatamente, a transferência dos valores atrasados à gestão do Hospital Regional de Juazeiro. Além disso, com base em pedido realizado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), o Estado também terá de manter em dia o repasse de recursos para a unidade de saúde. 

Durante inauguração do Hospital do Câncer no município, ao ser questionado sobre o que fazer para que a nova unidade não conviva com o mesmo tipo de problema, disse que um esforço coletivo entre os poderes será necessário para possibilitar que investimentos na saúde não fiquem inviabilizados em um cenário de baixa arrecadação. 

O governador acrescentou que o MP-BA tem ciência do esforço de sua gestão, e disse que nos últimos seis anos foi necessário suplementar o orçamento do Parquet, "porque ele gastou mais do que estava previsto". "Não só temos executado o orçamento do Executivo e dos outros poderes, como nos seis anos suplementamos [o orçamento] tanto do judiciário, Ministério Público e Assembléia Legislativa", recordou.

Rui também destacou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) foi o único órgão que não precisou de suplemento no orçamento. O governador disse que sua gestão tem feito um esforço grande para fazer um alinhamento financeiro-orçamentário, e afirmou que a Bahia fechará 2020 com arrecadação menor do que a verificada em no ano passado.

Na avaliação do chefe do executivo estadual, será  necessário um esforço coletivo para que as metas orçamentárias sejam cumpridas nesse cenário. Rui também garantiu que a estrutura entregue será suficiente para atender 55 municípios da região de Juazeiro.

*O repórter está em Juazeiro para cobertura da inauguração do Hospital do Câncer

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp