Cidades

Corrida de automóveis em Camaçari não tem autorização da prefeitura e da federação de automobilismo

Reprodução/ Instagram
O Corpo de Bombeiros também não foi acionado pelos organizadores da disputa, que tem sido divulgada pela Área 071 Top Ranking  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Instagram

Publicado em 08/10/2020, às 22h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um evento automobilístico que está marcado para este domingo (11), em Camaçari, promete um desafio eletrizante de “201 metros de arrancada” em uma pista próximo à Cetral. O problema é que a corrida não tem autorização da prefeitura ou da Federação de Automobilismo da Bahia. O Corpo de Bombeiros também não foi acionado pelos organizadores da disputa, que tem sido divulgada pela Área 071 Top Ranking.

O fato de o evento não ser supervisionado pela Federação faz com que a instituição se isente de qualquer responsabilidade em caso de acidentes ou outros tipos de ocorrência. Quando as corridas são oficiais e legalizadas, comissários técnicos avaliam o local e se as regras sanitárias e de segurança estão sendo seguidas. Além disso, UTIs móveis são colocadas no espaço do evento, os pilotos têm seguro para competir e hospitais e órgãos de segurança pública da região ficam de sobreaviso.

“A organizadora do evento não é uma empresa filiada à Federação de Automobilismo da Bahia. Também nunca fizemos evento naquele local. Os responsáveis tinham que ter mandado um ofício para a Federação. Não fomos fazer a vistoria. Existem as normas de segurança, como, por exemplo, a pista ter 600 metros de distância. É uma prática que possui riscos de danos físicos, por isso é essencial ter cuidado na organização e estrutura, além do atendimento adequado em caso de acidentes”, explicou o presidente da Federação, Miguel Jacob.

A prefeitura de Camaçari informou ao BNews que recebeu a informação do evento "Desafio 201 Metros" e já está tomando as devidas providências. “O setor de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) programou uma equipe para frustrar a realização do evento no dia e hora marcados, caso não consiga identificar os organizadores e impedir a realização. O caso está sendo acompanhado por uma equipe da secretaria e o objetivo é impedir, já que não houve autorização do município para a realização do evento”, avisou a administração municipal.

A Área 071 Top Ranking foi procurada pela reportagem e um dos organizadores da corrida, que se identificou como Guto Fernandes, alegou que a área onde a corrida acontecerá é privada. “A pessoa que denunciou o evento está acostumada a fazer baderna, está banida dos nossos eventos. A nossa corrida não precisa de autorização porque será realizada em uma área privada, na minha fazenda. Por isso, não precisa de autorização. Só terá pilotos e acompanhantes e não é aberta ao público. Dentro de área privada não precisa de liberação da prefeitura”, afirmou Fernandes.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp