Cidades

Vídeo: Carreata e clima de ‘micareta’ em ato de campanha no município de Serra Preta

Reprodução/ Youtube
Ministério Público (MP) eleitoral já tinha recomendado no último mês aos candidatos a utilização de máscaras e evitar aglomerações  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Youtube

Publicado em 13/10/2020, às 16h05   Aline Reis e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Mesmo após recomendação do Ministério Público (MP) eleitoral para utilização e máscaras e evitar aglomerações durante as manifestações políticas no período que antecede as eleições no município de Serra Preta, novamente as cenas se repetiram na cidade nos últimos dias. 

Em um dos vídeos enviados para o BNews mostram uma carreata de motociclistas buzinando pelas ruas à noite. Embora cada um estivesse em seu veículo, a quantidade de participantes impressiona, alguns deles, sem máscara, o que não é exclusivo dessa manifestação, em outra ocasião, pessoas em clima de ‘micareta’ todas aglomeradas com bandeiras e sem máscaras, ‘pulam’ o jingle do candidato. 

As mobilizações foram promovidas pelo pré-candidato à prefeitura de Serra Preta, Franklin Leite (DEM). Em nota, o candidato lamentou o ocorrido. "O esforço que nós tivemos foi de orientar a todo momento sobre o distanciamento. Nem sempre é possível garantir a distância que a gente gostaria, mas o esforço da organização do ato foi este, distribuindo álcool gel em todo momento e todo mundo usando máscaras", disse. 

O ato, contudo, não foi isolado. No mesmo dia, uma convenção do candidato Dr. Karlos resultou em mais uma aglomeração. Em vídeos e fotos enviados ao BNews, é possível ver o próprio candidato abraçado a apoiadores, em um verdadeiro clima de festa.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da campanha de Dr. Karlos, que informou que as pessoas foram alertadas do limite de até 100 pessoas no evento, além da necessidade de respeitarem os protocolos de segurança para evitar a disseminação da Covid-19, mas que nem todos atenderam ao pedido.

Também teriam sidos disponibilizados álcool em gel e máscaras para atender o público presente. A assessoria destacou ainda que recomendou que os carros que participassem do ato mantivessem os vidros abertos e com 50% da capacidade.

Segundo a recomendação do MP, a desobediência pode resultar na condução dos pré-candidatos à Delegacia, para abrir procedimento investigatório sobre eventual descumprimento ao artigo 268 do Código Penal.    

Nesta terça (13), o  Centro de Operações de Emergência em Saúde da Bahia (Coes), órgão vinculado à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), enviou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) uma nota técnica com pedidos para proibição da realização de comício, passeata e caminhada, bem como o acompanhamento de pessoas a pé durante as carreata, em todo estado da Bahia.

CARREATAS NO MESMO DIA

A coligação "Serra Preta Livre", representada pelo candidato do DEM, Franklin Leite, chegou a entrar na Justiça contra a realização do ato do adversário Dr. Karlos no mesmo dia 11 de outubro. A Justiça Eleitoral, contudo, entendeu que não havia motivos para que o candidato do Podemos fosse obrigado a reagendar a convenção.

De acordo com a assessoria de Dr. Karlos, o encontro já estava marcado no distrito de Ponto e, após a divulgação, o grupo de Franklin Leite teria anunciado que passaria com a carreta pelo local. 

Segundo a assessoria, os próprios apoiadores pediram que fosse remarcado para "não haver confronto". Atendendo ao pedido, Dr. Karlos mudou para o distrito de Bravo, mas em um horário que não chocasse com a carreata pela campanha de Franklin.


Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp