Cidades

Vídeo mostra Guarda Civil agredindo ambulante em Feira; prefeitura diz que ação partiu do vendedor

Reprodução/Twitter
Caso ocorreu na tarde desta sexta (14); Seprev apura   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 14/05/2021, às 18h18   Lara Curcino


FacebookTwitterWhatsApp

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Feira de Santana, no centro-norte da Bahia, aparece em um vídeo desta sexta-feira (14) tomando à força os equipamentos de um vendedor ambulante e agredindo o trabalhador durante ação de retirada das barracas no Centro da cidade. 

Nas imagens, é possível ver os agentes puxando o carrinho e segurando com força o comerciante, que tenta se desvencilhar enquanto populares protestam contra a situação, que ocorreu por volta das 15h30.

Ao BNews, o secretário de Prevenção à Violência de Feira, major Moacir de Lima, afirmou que o conflito foi iniciado pelo vendedor.

“A prefeitura, desde o ano passado, começou a requalificação do Centro do município. Os ambulantes foram retirados e transferidos para o Shopping Popular. Fizemos a realocação de mais de mil comerciantes, mas alguns poucos resistiram à determinação, como o cidadão que foi filmado. Ele já agrediu vários funcionários em ações anteriores e as apurações iniciais apontam que foi ele quem começou a usar a força”, afirmou o titular da Seprev. 

Ainda de acordo com o major Moacir, não há conclusões concretas sobre o caso por enquanto. “Estamos investigando. Foi muito recente, então estamos mapeando quem participou da ação e tentando entender tudo o que aconteceu”, explicou. 

Também em contato com o BNews, o secretário municipal de Comunicação, Edson Borges, esclareceu que, apesar da origem do conflito, a prefeitura não compactua com a forma como a Guarda agiu. 

“Nós não concordamos que seja feito dessa forma. Quem estava no local eram civis contratados pela gestão municipal para fiscalizar a retirada das barracas, acompanhados pelos agentes. Eles foram preparados, então precisamos apurar o que houve”, disse.

Veja o vídeo:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp