Cidades

Vídeo: Moradores da Chapada Diamantina relatam ter visto luminosidade no céu; barulho também foi ouvido

Reprodução / Clima Ao Vivo
Flash e barulho teriam sido notados nas cidades de Brotas de Macaúbas e Oliveira dos Brejinhos  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Clima Ao Vivo

Publicado em 18/05/2021, às 18h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores das cidades de Brotas de Macaúbas, na Chapada Diamantina e Oliveira dos Brejinhos, na região nordeste da Bahia, relataram ter visto uma luminosidade no céu seguida de um barulho, na manhã desta segunda-feira (17). As informações são do Blog do Anderson. 

Segundo o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita, uma imagem de satélite registrou um flash, parecido com um ponto azul, no centro do mapa, que provavelmente foi gerado por uma espécie de meteoro chamado bólido. “A imagem, juntamente com os relatos, nos leva a crer que se trata realmente de um bólido”, explicou o especialista.  

Responsável pelo monitoramento e divulgação da atividade sísmica do nordeste em tempo real, o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informou que tudo indica que o flash visto pelos moradores trata-se, na verdade, um objeto espacial. “Estamos verificando nos nossos dados para saber se registramos o eventual impacto”, disse Aderson Nascimento, coordenador do laboratório. 

Os relatos sobre a luminosidade do céu se espalharam pelas redes sociais. “Sou de Cocal, Brotas de Macaúbas. Eu e meu esposo também escutamos esse estrondo”, relatou uma jovem.  “Eu ouvi aqui do povoado de Juazeiro, município de Oliveira dos Brejinhos. Achei que fosse alguma explosão em algum garimpo”, informou outra.

Esta não é a primeira vez que moradores do interior da Bahia relatam ter escutado um barulho no céu. O fato também aconteceu no dia 2 de abril deste ano. Já em outubro do ano passado, um meteoro luminoso foi avistado nas cidades de Curaçá, Paulo Afonso, Ipirá, Itaberaba e Ituberá.

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp