Cidades

Transparência é foco de propostas em Conquista

Publicado em 28/02/2012, às 16h07   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Com grande participação da sociedade, a I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial), realizada no último sábado (25), em Vitória da Conquista, resultou na elaboração de 20 propostas de controle social e na eleição de 38 delegados, sendo 19 titulares e 19 suplentes.

Eles serão os representantes do município na Conferência Estadual, que acontecerá em Salvador no final de março, e defenderão as propostas levantadas no encontro. O evento reuniu poder público, entidades organizadas e sociedade para discutir a transparência pública e a maior participação da sociedade no processo de controle social.

“O mais interessante desse evento é debater diretamente as necessidades de controle do setor público, com relação aos gastos, aplicação de recursos e informações, e apresentar propostas levantadas pela própria sociedade”, declarou o secretário municipal da Transparência e do Controle, Mizael Bispo. Dos delegados eleitos, 60% são representantes da sociedade civil, 30% do poder público e 10% dos conselhos de políticas públicas.


Para o prefeito Guilherme Menezes, discussões envolvendo o controle social trazem benefícios para toda sociedade. “O debate para intensificar a participação é de suma importância. Em Vitória da Conquista, hoje, o orçamento público é debatido 100% com a comunidade por intermédio dos delegados dos conselhos da zona urbana e rural”, informou. A Consocial representa uma etapa da Conferência Nacional que acontecerá em Brasília, entre os dias 18 e 20 de maio, com o tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”. Após o debate, será elaborado um Plano Nacional que será entregue à sociedade, para que ela possa fazer o controle social da administração pública nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp