Cidades

Trotes à Codesal e Corpo de Bombeiros prejudicam o cidadão

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 05/08/2021, às 23h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Serviços essenciais à população no atendimento a emergências, a Defesa Civil de Salvador (Codesal), Samu e o Corpo de Bombeiros são alvos frequentes de trotes. A atitude irresponsável resulta em prejuízos tanto para esses órgãos quanto para a população que demanda atendimento para ocorrências, muitas da quais graves. 

O exemplo mais recente ocorreu na tarde desta quinta-feira (05/08) quando o Corpo de Bombeiros e a Codesal receberam relato de ocorrência em Periperi (Ladeira do Cemitério), informando sobre o desabamento de uma das paredes de imóvel que caiu sobre casa vizinha e que havia um vítima, atingida por uma geladeira. 

Foram deslocadas equipes da Codesal, inclusive o diretor geral Sosthenes Macêdo, do Corpo de Bombeiros, com uma viatura e outra do Salvar e da Limpurb. Ao chegarem no local, ficou constatado tratar-se de um trote.  

“Esta atitude revela a perversidade e a falta de compromisso de alguns para com as comunidades onde vivem", acentua o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Ele afirma que "o trote é danoso para qualquer tipo de operação de emergência. Realizamos diariamente diversas vistorias, feitas por nossos técnicos. Quando há um desencontro de informações, ocasiona uma viagem perdida, prejudicando as pessoas que realmente precisam de atendimento em, muitos casos, urgente”.

Educação 

A Codesal tem promovido em seu programas educativos, em especial o de formação dos Núcleo Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), a conscientização das comunidades sobre a importância do serviço prestado por órgãos essenciais à população e sobre os danos e prejuízos causados pelos trotes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp