Cidades

Vulcão que poderia causar tsunami na Bahia entra em erupção nas Ilhas Canárias

Reprodução/Televisión Canárias

Publicado em 19/09/2021, às 11h50    Reprodução/Televisión Canárias    Redação BNews

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção nas Ilhas Canárias, no fim da manhã deste domingo (19). Por volta das 11h15 no Brasil e às 15h15 no horário local, as autoridades anunciaram o início da erupção. As informações são do jornal Correio.

Mais cedo, o governo anunciou que o vulcão estava com "nível de atividade máximo". Apesar de ter assustado baianos na última semana, as chances de ocorrer um tsunami capaz de afetar a Bahia e a costa nordestina são remotas.

Em entrevista ao BNews no último dia 16, o diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, ressaltou que a chance de um tsunami, provocado por uma erupção no litoral da África, atingir a Bahia, incluindo a capital, é pequena. Ele comparou o evento a ser atingido por um raio na cabeça. 

"Há a possibilidade do fenômeno vulcânico, mas pra essa possibilidade se desdobrar em problema maior e chegar à costa de Salvador e atingir casas, é muito distante", disse Macêdo. A notícia do tsunami foi divulgada pelo jornal Correio nesta quinta. Apesar do alarde, a própria matéria ressalta que a possibilidade é considerada remota. 

Matérias Relacionadas

Vulcão capaz de gerar tsunami que chegaria à Bahia está em 'sinal amarelo' de risco de erupção

Classificação Indicativa: Livre