Cidades

Moradores de Praia do Forte denunciam despejo de esgoto no mar; veja vídeo

Reprodução/vídeo
De acordo com residentes, resíduos são oriundos de hoteis de luxo da localidade, que teriam sido desviados para o trecho por ação da Embasa  |   Bnews - Divulgação Reprodução/vídeo

Publicado em 14/10/2021, às 13h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores de Praia do Forte, em Mata de São João, denunciam o despejo de esgoto no mar do ponto turístico do litoral norte baiano.

O vazamento, segundo residentes que procuraram o BNews, ocorre no trecho da praia próximo ao Condomínio Porto das Baleias.

Leia mais: Moradores de Praia do Forte denunciam más condições de espaço cultural da prefeitura; veja

De acordo com a denúncia, os resíduos são oriundos de um resorte de luxo da localidade e teriam sido desviados para o trecho por ação da Embasa. "Com a Praia do Forte cheia, ou qualquer problema na bomba, vem acontecendo isso", relata uma moradora.

Segundo ela, o condomínio já notificou a empresa de águas sobre o problema, mas até agora não houve resolução. Um vídeo gravado no último sábado (9) mostra o esgoto sendo despejado no mar.

Em ofício enviado ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), a Associação dos Condomínios e Associação dos Moradores de Praia do Forte (Ascamforte) informa que o extravasamento do esgoto na área já ocorreu pelo menos seis vezes nos últimos seis meses. 

"Nesses episódios ocorreu o retorno dos efluentes havendo a consequente liberação desses na praia em frente ao Porto das Baleias e ao Tívoli Ecoresort Praia do Forte [...] Em todos esses eventos, ocorrido no período já mencionado, a Embasa foi acionada, mas as providências até então tomadas restringiu-se a medidas meramente paliativas, como o envio de um caminhão limpa fossa", diz o documento, que pede providências ao MP estadual.

Em nota, a Embasa informou que realizou, no sábado (9), serviço de manutenção na rede coletora de esgoto que atende o condomínio Porto das Baleias, em Praia do Forte e após o serviço, a rede voltou a operar normalmente. 

"Com relação ao lançamento de esgoto de hotéis nessa rede, a Embasa esclarece que o único estabelecimento ligado a esse trecho da rede é o hotel Tívoli. A empresa vem estudando o remanejamento da ligação do hotel Tívoli para outro ponto. A Embasa observa, ainda, que a tubulação mostrada no vídeo, direcionando esgoto para o mar, não foi implantada pela empresa e deve ser retirada, pois se trata de uma derivação irregular a partir da rede de esgoto local", finalizou.

Leia também: 

Feriadão movimenta Praia do Forte e destinos do litoral da Bahia

Vereador do PT contesta contrato de R$ 5 milhões da Embasa: "Não é razoável"

Suspeito de liderar facção criminosa gaúcha acusado de dez homicídios é preso em Resort na Praia do Forte

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp