Cidades

Força Nacional de Segurança reforça policiamento no sul da Bahia

Imagem Força Nacional de Segurança reforça policiamento no sul da Bahia
Conflito entre índios e fazendeiros por posse de terra já deixou dois mortos em Pau Brasil  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/04/2012, às 09h11   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


Trinta e sete homens da Força Nacional de Segurança chegaram no sábado (28) ao município de Pau Brasil, a 551 km de Salvador, no sul da Bahia, para reforçar o policiamento nas zonas de conflito entre índios e fazendeiros pela disputa de terra.

De acordo com informações do jornal A Tarde, os militares, liderados pelo capitão Marcio Rogério, se juntarão aos 30 agentes da Polícia Federal (PF), 20 homens da Companhia Independente de Policia Especializada na Região Cacaueira (Cipe) e policiais civis e militares, para tentar manter a paz nas áreas conflitantes.

Apesar de não haver registro de confrontos nos últimos dias, os homens das Forças Armadas não têm data para deixar o local. No entanto, duas pessoas já morreram vítimas da disputa por terras.

Os índios Pataxós Hã-hã-hãe reivindicam, por meio de ação civil apresentada pela Fundação Nacional do Índio (Funai), uma área de 54,1 mil hectares de terra sob a justificativa de que seriam território indígena. As terras atualmente pertencem a fazendeiros cujas propriedades foram tituladas pelo Governo da Bahia. Ao todo, os índios já ocuparam 68 fazendas.

A ação, que tramita há 30 anos no Supremo Tribunal Federal (STF), irá a julgamento no dia 9 de maio, segundo a presidente da Funai, Marta Maria do Amaral.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp