Cidades

Salvador e RMS:Furto de água chega a 1,3 bilhão de litros em 2011

Embasa
Em Salvador e RMS foram registrados mais de 30 mil casos de fraude  |   Bnews - Divulgação Embasa

Publicado em 17/05/2012, às 18h39   Redação Bocão News



Em 2011,ações fraudulentas envolvendo a utilização da água canalizada foram responsáveis pelo desvio de mais de 1,3 bilhão de litros de água em Salvador e Região Metropolitana. De acordo com a Empresa Baiana de Saneamento (Embasa), os 31,7 mil casos de fraudes registrados na capital baiana, em 2011,resultaram em prejuízo da ordem dos R$ 9,5 milhões, decorrente do volume de água não faturado.



A estimativa é que a perda seja ainda maior, já que nem toda a atividade fraudulenta é descoberta, mesmo com uma rotina de fiscalizações periódicas. O volume total desviado, capaz de abastecer a capital baiana durante quase dois dias inteiros, deveria estar correndo nas torneiras do usuário residencial e comercial, mas foi afastado de seu caminho por ligações clandestinas ou fraudes em hidrômetros (aparelhos responsáveis pela medição da água consumida).

Segundo a Embasa, a prática criminosa não está restrita a bairros ou comunidades de baixa renda. No início deste ano, a empresa identificou em Arembepe uma ligação clandestina, conhecida como “gato”, em um condomínio de alto padrão. De acordo com denúncia do morador vizinho, além de servir para passar o verão, a casa, localizada na altura do km 28 da Estrada do Coco, é alugada para eventos, festas e temporadas de férias.

A estimativa é que a residência estava consumido 60 mil litros de água por mês, volume suficiente para abastecer quatro famílias durante o mesmo período. A ligação irregular foi retirada e o proprietário do imóvel multado. 

Foto: Embasa


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp