Cidades

Guerra entre antigos aliados

Imagem Guerra entre antigos aliados
Pimenta e Zé Ronaldo, “criador e criatura”, devem disputar o poder em Feira  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/11/2010, às 10h32   Daniel Pinto


FacebookTwitterWhatsApp


Há muito a relação entre os dois está enfraquecida, embora José Ronaldo (DEM) tenha sido o principal artífice da eleição de Tarcízio Pimenta (DEM) como prefeito de Feira de Santana. Quando ocupava a chefia do Executivo da “Princesinha do Sertão”, Zé Ronaldo era tido como principal líder político da região. Por isso, teve a oportunidade de escolher o seu sucessor. Entre os deputados Fernando de Fabinho (DEM) e Tarcízio Pimenta (DEM), ele estendeu a mão ao último. Pimenta foi eleito prefeito em primeiro turno numa disputa contra Colbert Martins (PMDB) e Sérgio Carneiro (PT).

Assim que assumiu o cargo, ele demonstrou certa inclinação para o lado do “time” de Jaques Wagner e provocou a ira dos correligionários. A situação ficou mais delicada depois que o prefeito foi acusado de negligenciar os candidatos do DEM na última eleição. Informações de bastidores dão conta de que a máquina municipal operou apenas para eleger a primeira-dama Graça Pimenta (PR) como deputada estadual.

Agora, eis que José Ronaldo (DEM), que foi derrotado na disputa pelo Senado, começa a ensaiar um retorno à prefeitura de Feira de Santana. Nesses termos, sem as bênçãos do DEM, Pimenta terá que trocar de legenda e partir para o confronto direto com o seu antigo líder. Especula-se que ele irá se filiar ao PR, mesmo partido da esposa.

A eleição só acontece em 2012. Mas, o clima já esquentou na disputa pelo poder na segunda maior cidade da Bahia. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp