Cidades

Ilhéus “imita” Salvador e extingue “turnão” na prefeitura

Imagem Ilhéus “imita” Salvador e extingue “turnão” na prefeitura
Assim como ACM Neto, Jabes Ribeiro reorganiza horários para aumentar eficiência  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/01/2013, às 16h27   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Com uma situação quase caótica nas finanças e desconfiança da população, a prefeitura da cidade sul-baiana de Ilhéus lança mão de diversas tentativas para tentar, além de equilibrar as contas, melhorar a prestação dos serviços públicos na nova administração. A mais nova medida baixada pelo prefeito Jabes Ribeiro (PP) foi, a exemplo do que ocorreu em Salvador com ACM Neto (DEM), foi extinguir o “turnão” no serviço público municipal.

Agora, em vez de fazer os servidores trabalharem por um turno completo – teoricamente mais curto -, a nova determinação é de que todos os trabalhadores da Prefeitura iniciem as atividades às 8h30 e fechem as portas para o almoço às 12h30. Na retomada, o atendimento nas repartições começa às 13h30 e se encerra às 18h. De acordo com o prefeito, a rearrumação dos horários visa promover melhores atendimentos à população nos órgãos da cidade. A medida já está em vigor desde a última semana.

Outras medidas de adequação financeira e qualidade visam também a restrição de horas extras aos trabalhadores. Casos de trabalho além do tempo só serão remunerados caso o secretário de Administração, Ricardo Machado, autorizar o reembolso, além de justificativas como necessidades emergenciais ou interesse público. Por sua vez, o prefeito pessoalmente aproveita para fazer uma “turnê” em Salvador em busca de outras soluções.

Uma delas é a tentativa de extinguir na Justiça os bloqueios de verbas aplicados na gestão passada que garantiriam pagamentos de salários de categorias do serviço municipal. Jabes Ribeiro veio à capital conversar pessoalmente com o presidente do tribunal de Justiça, desembargador Mário Alberto Hirs, sobre a situação e explicar que o dinheiro bloqueado impede a oferta de serviços essenciais na cidade, que também faz parte do cinturão que está ameaçado pela dengue neste verão.

Tanto esforço tem um significado prático: na saída do ex-gestor Newton Lima (PSB) para Ribeiro, um rombo de R$ 200 milhões foi herdado e a necessidade de diminuir o buraco é urgente. Por conta disto, uma das primeiras ações do novo prefeito foi decretar situação de emergência por 60 dias no município. Em Ilhéus, o orçamento anual é de R$ 240 milhões. Com informações do blog Pimenta.

Matéria originalmente publicada às 11h14 do dia 09/01.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp