Cidades

Após sobrevoar região, Jerônimo diz que Governo ajudará na recuperação de municípios afetados pela chuva

Rafael Martins/GOVBA
Jerônimo sobrevoo as cidades de Porto Seguro, Belmonte e Santa Cabrália, que junto com outros municípios, têm sido atingidas por fortes chuvas  |   Bnews - Divulgação Rafael Martins/GOVBA

Publicado em 24/04/2023, às 20h45   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, sobrevoou os municípios de Porto Seguro, Belmonte e Santa Cabrália, na tarde desta segunda-feira (24). Essas cidades, localizadas no Extremo Sul do estado, têm sido atingidas pelas fortes chuvas que caem nos últimos dias.

Ao lado dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, o governador determinou que a Conder, junto com a engenharia da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, elabore um  projeto para a recuperação da região.

“Sobrevoamos a região e vimos os estragos causados pelas fortes chuvas. Viemos prestar nossa solidariedade e fizemos o combinado de continuar juntos, nesse momento de emergência e depois para a recuperação dos pontos necessários, tanto na cidade quanto na zona rural”, disse Jerônimo.

Para Rui Costa, o país e o mundo vêm enfrentando desafios por causa das mudanças climáticas. “Nosso trabalho é acolher, prestar solidariedade e fazer entregas importantes para estas localidades. Aqui na Bahia, os trabalhos emergenciais se tratam de tirar água de onde é possível, além de socorrer as famílias, com distribuição de colchões, mantimentos e a oferta de um lugar digno para as pessoas ficarem”, explicou o ministro da Casa Civil.

Ainda de acordo com Rui, as famílias que não tiverem condições de voltar para suas casas terão acesso ao aluguel social e, posteriormente, as casas que serão construídas pela Prefeitura, em parceira com o Estado e o Governo Federal, assim como ocorreu em Itabuna, em 2021.

Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), até a tarde desta segunda (24), são 16 desabrigados, 5.096 desalojados e 412 outros afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Esses dados correspondem as ocorrências registradas em 24 municípios atingidos. Desses, quatro estão com decreto de Situação de Emergência (SE): Santa Cruz Cabrália, Ilhéus, Belmonte e Porto Seguro.

As demais cidades são: Anagé, Caraíbas, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itabuna, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda e Vitória da Conquista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp