Cidades

Bahia ganha mais oito casos de varíola dos macacos nos últimos quatro dias

OMS/Divulgação
De domingo (04) a quinta-feira (08), número saiu de 60 para 68  |   Bnews - Divulgação OMS/Divulgação

Publicado em 09/09/2022, às 10h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) relatou que o estado adquiriu mais dois casos da varíola dos macacosna última quinta-feira (08). Um seria do município Conde e outro da cidade de Caldeirão Grande. Por consequência, a região chega a 68 casos da doença.

No geral, mais da metade das evidências - 47 são da capital baiana. Os outros seguem a seguinte composição: Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Santo Antônio de Jesus (2); Vitória da Conquista (2); Cairu (1); Caldeirão Grande (1); Conceição do Jacuípe (1); Feira de Santana (1); Ilhéus (1); Itabela (1); Maracás (1); Mutuípe (1); Pé de Serra (1); Teixeira de Freita (1); e Xique-Xique (1).

Além disso, a Bahia tem cerca de 345 casos suspeitos notificados, assim como outros 31 casos prováveis. Estes aguardam somente os diagnósticos laboratoriais. O boletim completo com as cidades que receberam notificações pode ser consultado através do http://www.saude.ba.gov.br/boletinsmonkeypox.

Acima de tudo, os sintomas da varíola dos macacos duram entre 2 e 4 semanas, os quais podem ser repartidos em dois momentos. O primeiro é conhecido como invasão, podendo durar de 0 a 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor nas costas e astenia intensa. 

Por fim, começa a etapa da erupção cutânea, a qual inicia entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. As principais características clínicas são similares à varicela ou sífilis, onde a diferença mais presente é a evolução uniforme das lesões.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp