Cidades

Placas contra transfobia instaladas em banheiros de shopping de Lauro de Freitas geram controvérsia

Reprodução/Instagram
A iniciativa recebeu comentários negativos nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 13/06/2022, às 16h40 - Atualizado às 18h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Placas contra transfobia instaladas nos banheiros do Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, têm causado polêmica nas redes sociais.

Os banheiros são identificados pelo material visual, que ressalta a proposta do centro de compras. No início, a frase "Todos são bem-vindos" e, abaixo dela, a explicação da ideia.

"No Parque Shopping Bahia você é livre para usar o banheiro correspondente ao gênero com que se identifica", diz, acrescentando que a medida é amparada pela Resolução Federal n° 12, de 2015, do Conselho Nacional de Combate a Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT). Abaixo do texto, já no final da placa, consta a inscrição "Transfobia não!".

Apesar disso, a iniciativa gerou comentários negativos, principalmente entre pessoas que se definem como conservadoras. Em uma publicação no Instagram, vários deles protestaram contra a campanha.

BNews procurou o Parque Shopping Bahia para esclarecer a situação. Em nota, o centro de compras disse que as placas garantem aos clientes "o direito que estes possuem de acessar os banheiros de acordo com o gênero com o qual se identificam".

"Essa é uma ação afirmativa para ampliar a conscientização e reforçar as discussões sobre o 'Mês do Orgulho', que tem o objetivo de proteger a dignidade da pessoa humana e os direitos da personalidade, além de contribuir para o combate ao preconceito de gênero. O empreendimento continuará trabalhando para proporcionar ambientes seguros e inclusivos a todos os clientes", afirmou.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp