Cidades

Batidas de veículos em postes causam média de 254 interrupções de energia por mês

Leitor/BNews
O uso de novas tecnologias possibilitam o restabelecimento rápido da energia  |   Bnews - Divulgação Leitor/BNews

Publicado em 03/06/2023, às 07h16   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

O estado da Bahia registrou, no primeiro trimestre deste ano, uma média de 254 interrupções mensais no fornecimento de energia em virtude das colisões de carros em postes da rede elétrica. Os dados são da Neoenergia Coelba. No total, cerca de 760 ocorrências com a mesma razão foram validadas nesse período.

Por causa do número de ocorrências, aproximadamente 177 mil clientes ficaram sem energia por determinado tempo. Destaques para Salvador e Vitória da Conquista, cidades com o maior número de colisões em postes, totalizando 37 casos. 

Em contrapartida, no ano passado, o número total de ocorrências alcançou 3.226. Essas situações demandam a substituição de postes, cabos e cruzetas. A média de atendimento para esse tipo de serviço envolve até 14 horas de trabalho por equipes especializadas. Durante esse mesmo ano, mais de 600 mil clientes foram afetados.

Redução

Os dados relacionados aos primeiros três meses evidenciam uma redução de 5% nas colisões de veículos em estruturas da rede elétrica, quando associado ao mesmo período do ano anterior. Adesão à direção defensiva, por exemplo, é considerada um alicerce para reduzir essas ocorrências. 

Tecnologias

Uma das novas tecnologias que busca minimizar o impacto dessas ocorrências junto aos clientes é os equipamentos automatizados com lógica de reconfiguração automática, intitulada de"self-healing". Eles possibilitam a volta do fornecimento de energia em uma área interrompida em até 60 segundos. 

Ao detectar uma interferência, o "self - healing", usado pela Neonergia Coelba, isola a região afetada e reconecta a rede por um caminho alternativo, de modo a garantir o retorno imediato do serviço.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp