Cidades

Bebê é descartado em local irregular na Bahia horas após parto em maternidade

Prefeitura Municipal/Divulgação
Após estratégias de socorro, o bebê teria sido descartado em um lixo de uma unidade de saúde  |   Bnews - Divulgação Prefeitura Municipal/Divulgação

Publicado em 21/01/2024, às 07h55   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Um parto deixou questionamentos após ser realizado na Casa de Parto do Hospital Municipal Nossa Senhora da Natividade, situado na cidade de Santo Amaro, na Bahia. Após dar à luz ao seu bebê, uma mulher tomou conhecimento, momentos depois, que o corpo da criança havia desaparecido, entre os dias 18 e 19 de janeiro deste ano.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Tudo começou quando, depois do parto, a criança, que não teve a identidade revelada, e nasceu com 1.260 gramas e graves dificuldades respiratórias por causa da precocidade do parto, precisou ir para maternidade de alto risco.

Após cinco horas de estabilização e ressuscitação, segundo informado pela Prefeitura Municipal de Santo Amaro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ao BNews, o recém-nascido morreu, por volta de 15h40 da última quinta-feira (18). 

Tragédia

Após acionado, o serviço funeral informou que o corpo seria liberado no dia seguinte, porém um "lamentável equívoco" resultou no "descarte acidental do corpo", ainda conforme divulgado pela gestão da cidade baiana à reportagem. Informações iniciais indicam que a criança teria sido jogada em um lixo no hospital.

Após uma força-tarefa, o corpo do bebê foi recuperado. "Em virtude disso, esclarecemos que providências legais estão sendo tomadas, incluindo o afastamento temporário do quadro de profissionais envolvidos e a instauração de uma sindicância para apurar responsabilidades", diz um trecho da nota enviada ao BNews

A prefeitura pontuou ainda que presta o apoio à família da vítima. Procurada pela reportagem, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) sinalizou que a corporação não foi acionada.

“Conforme informações da Unidade Policial responsável pelo policiamento na área em comento, a polícia militar não foi acionada”, afirmou por meio de nota. 

Confira a nota na íntegra:

"A Prefeitura Municipal de Santo Amaro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer os eventos ocorridos nos dias 18 e 19 de janeiro de 2024, na Casa de Parto do Hospital Municipal Nossa Senhora da Natividade.
A parturiente, cujo nome será preservado, deu entrada no dia 18, em estágio avançado de trabalho de parto prematuro, com 29 semanas de gestação, sendo acolhida pela equipe de emergência. O bebê nasceu de parto normal, mas com 1.260 gramas e enfrentando graves dificuldades respiratórias devido à precocidade do parto.
A Secretaria de Saúde, por meio do Hospital, seu corpo técnico e administrativo, não poupou esforços para salvaguardar a vida do RN, contando, inclusive, com o apoio de ambulância avançada do Samu-192 Metropolitano e  do GRAER – Grupamento aéreo da Polícia Militar da Bahia - para garantir a remoção em tempo ágil e oportuno para maternidade de alto risco, tudo acompanhado e cientificado à genitora. 
Mas, apesar disso e de 5 horas de investimento em estabilização e ressuscitação, o recém-nascido veio a óbito, às 15h40. 
Constatado o falecimento, a equipe multidisciplinar ofereceu, dentro dos trâmites legais e formais, apoio à família, sobretudo à mãe do RN. O serviço funeral foi acionado, informando que o corpo seria liberado no primeiro horário do dia seguinte. No entanto, houve um lamentável equívoco, resultando no descarte acidental do corpo.
Porém, em uma rápida apuração, montou-se uma força-tarefa e o corpo do RN foi recuperado. 
Em virtude disso, esclarecemos que providências legais estão sendo tomadas, incluindo o afastamento temporário do quadro de profissionais envolvidos e a instauração de uma sindicância para apurar responsabilidades.
Reiteramos, portanto, nosso compromisso com a transparência e seguimos empenhados em prestar todo apoio necessário à família neste momento tão difícil. 
Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Saúde de Santo Amaro"


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp