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Cabo submarino rompido na Bahia: Telxius dá prazo para resolver problema da internet fora do ar

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Telxius informou prazo aos provedores sobre retorno; Anatel também foi informada  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

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Publicado em 10/03/2023, às 18h50 - Atualizado às 19h17


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O rompimento do cabo submarino de fibra óptica no último sábado, dia 4 de março, continua causando transtornos na Bahia e em algumas cidades que fazem divisa com o estado. O caso foi revelado em primeira mão pelo BNews. Apesar da conexão de internet - que ficou em alguns momentos fora do ar - ter melhorado nos últimos dias, ainda há reclamações e a tecnologia não está totalmente estável.

A Telxius, empresa responsável pela manutenção do cabo na rota entre a Bahia e São Paulo, confome apurado pela reportagem, informou para os provedores que o sistema será totalmente estabilizado em até 30 dias. 

A maior parte do problema atingiu provedores de pequeno porte. Ao site Telesintese, a Anatel informou que foi avisada da falha e que os grandes provedores normalizaram o sistema utilizando rotas de fibra óptica alternativas.

"Estamos apurando ainda a extensão da falha, que afetou mais os PPPs e o mercado corporativo, sobre os quais temos menos visibilidade", explica Gustavo Borges, superintendente de controle de obrigações da Anatel.

Em operação desde os anos 2000, os cabos da Telxius ligam quatro pontos no Brasil: Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).

Os cabos fazem a transmissão em alta velocidade de dados de telefone e internet. Basílio Perez, diretor da Abrint, também informou ao site que houve redução de 2 Tbps da capacidade total dedicada.

O BNews tenta entrar em contato com a Telxius desde o início da semana, sem sucesso. 

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