Cidades

Casal cultiva batatas doces gigantes no interior da Bahia; confira

Arquivo pessoal
As batatas doces gigantes foram colhidas na cidade de Castro Alves, no Recôncavo baiano  |   Bnews - Divulgação Arquivo pessoal

Publicado em 28/08/2022, às 18h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Quase 4kg. Esse é o peso das batatas doces colhidas por um casal de moradores da cidade de Castro Aves, localizada na região do recôncavo da Bahia. As batatas coes gigantes chegam a medir até 42 centímetros e o peso do vegetal é considerado seis vezes maior do que o comum.

As batatas doces gigantes foram cultivara-se por Sonia Alvim e Salomão Barbosa, que segundo o g1, plantaram o vegetal para consumo próprio. Está não é a primeira vez que o casal colhe a raiz em tamanhos exorbitantes grandes, já que, há um tempo, chegaram a se deparar com batatas doce de mais de dois quilos e meio em sua plantação.

Confira:

Batatas doce gigantes

Especialistas apontam que o nascimento de raízes gigantes, entre elas aipim, apesar de anormal, é relativamente comum. Fatores como o tempo da planta no campo pode, segundo agrônomos, podem ter influenciado o crescimento exacerbado das batatas, que quanto mais dias enraizadas, mais tendem a crescer.

Conforme orientado pelo engenheiro agrônomo Adalton Fernandes ao g1, o casal baiano terá um melhor aproveitamento das batatas caso optem pela produção de farinha e polvilho, já que o vegetal em tamanhos exagerados costuma ter mais amido e ser mais fibroso.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp