Cidades

Direto de Ilhéus: Bombeiros fazem operação de guerra para distribuir alimentos na Bahia

BNews
Operação atua com o apoio de nove aeronaves da Bahia e de outros estados  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 29/12/2021, às 16h04   Lara Curcino* e Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Os bombeiros baianos enfrentam dificuldades para distribuir alimentos nos municípios castigados pelas chuvas. O transporte por terra está prejudicado, uma vez que muitas estradas foram completamente destruídas. O Tenente Misael Sousa, porta-voz da operação do Corpo de Bombeiros, afirmou ao BNews que está sendo feito um mapeamento na região.

Leia também:

Dentre as ações da manhã desta quarta (29), no gabinete de crise de Ilhéus, militares abasteceram um caminhão para levar doações à cidade de Ibicaraí. Um barco também foi levado para, se necessário, realizar o transporte até as pessoas em estado de vulnerabilidade. Serão distribuídos na cidade 120 cestas básicas, 1 mil litros de água e 100 kits de limpeza.

"A atuação do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia nessa enchente, nessa operação SOS Sul, tem sido baseada aqui no colégio da Polícia Militar de Ilhéus. Aqui é a base operacional, na qual está instalado o comitê gestor da crise - que envolve todos os órgãos de segurança envolvidos no atendimento à população", declarou.

Doações chegam de várias regiões do país.
Doações chegam de várias regiões do país. (Foto: Lara Curcino/BNews)

Leia tambem:

A corporação conta com a ajuda dos corpos de bombeiros militares de outros estados, que têm fornecido equipamentos, aeronaves, efetivo para poder "ajudar nas ações de resgate e salvamento, assim como também nas ações humanitárias de levar gêneros alimentícios para as populações que têm dificuldade de acesso e muitas vezes estão ilhados".

"São vinte agrupamentos espalhados por todo o estado, assim como nas bases que são localizadas em Jequié, Itabuna, aqui mesmo em Ilhéus, pra que esses esses donativos sejam direcionados pra essas populações", explicou.

Leia também:

A operação atua com o apoio de nove aeronaves (do Estado da Bahia e de outras unidades da Federação) e pelo menos 24 veículos, da Bahia e de outros estados. Os militares estão atuando com foco no resgate de pessoas ilhadas, de enfermos que necessitam de atendimento médico e no reestabelecimento de acesso a comunidades ilhadas.

De acordo com o Governo do Estado, vinte e uma pessoas morreram até o momento. Os óbitos ocorreram em Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (2), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2). Até o começo da tarde, 34.163 pessoas estavam desabrigadas e 42.929 pessoas desalojadas, com um total de 471.786 afetados.

Medicamentos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que enviou medicamentos a 15 municípios afetados pelas fortes chuvas como forma de recomposição ou fortalecimento dos estoques. A quantidade entregue é suficiente para atender 35 mil pessoas.

Municípios como Jucuruçu, Itororó, Ubaíra e Itapitanga tiveram perdas parciais de medicamentos e vacinas em virtude do alagamento de unidades de saúde e oscilação de energia.

* A repórter viajou para Ilhéus para cobertura das enchentes no sul da Bahia.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp