Cidades

Chuvas causam deslizamentos e deixam aos menos 12 mortos em SP

Reprodução/GloboNews
Fortes chuvas atingem o estado de São Paulo desde a noite de sábado (29)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/GloboNews

Publicado em 30/01/2022, às 16h01   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

As fortes chuvas que atingem o estado de São Paulo desde a noite de sábado (29) causaram deslizamentos, alagamentos e interdições. Ao menos 12 pessoas morreram soterradas após escorregamentos em encostas, segundo o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Os casos aconteceram em Embu das Artes e Franco da Rocha, na Grande SP, e em Várzea Paulista (54 km de SP), na região de Jundiaí.

Em Várzea Paulista, cinco pessoas de uma mesma família morreram após a casa em que moravam ser atingida por um deslizamento de terra, por volta das 8h deste domingo (30). Segundo a prefeitura, as vítimas são um homem de 41 anos, a esposa, de 30, e os três filhos do casal - um menino de 12 anos e duas meninas, de 10 e 1 ano.

Em Embu das Artes, um deslizamento de terra deixou três mortos na madrugada deste domingo. Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas foram uma mulher de 45 anos e seus dois filhos -um homem de 21 anos e uma menina de 4.

Antes da chegada dos bombeiros ao local do deslizamento, outras quatro pessoas já haviam sido retiradas dos escombros pela população local. Todos residiam na mesma residência, localizada na rua Jatobá. Segundo as informações oficiais, ainda existe risco de novos deslizamentos.

Em nota, a Prefeitura de Embu das Artes afirmou que o acidente atingiu duas casas -uma delas estava vazia e a outra onde estavam as vítimas. A prefeitura também diz que "foram interditadas 16 casas, mas algumas famílias insistem em retornar ao local de risco".

Em Franco da Rocha, a prefeitura afirmou em em suas redes sociais que três pessoas foram resgatadas sem vida de um deslizamento na rua São Paulo e que uma quarta morreu no hospital. "Até o momento, sete pessoas foram resgatadas com vida", afirmou o texto, publicado às 14h25.

A cidade ainda sofre com alagamentos. Segundo a prefeitura, os rios Juquery e o Ribeirão Eusébio transbordaram e os dois lados da cidade estão inundados.

O Corpo de Bombeiros atuou ainda no resgate de cinco pessoas soterradas após um deslizamento de terra na Rua Paulo Brossard em Francisco Morato, também na Grande São Paulo, na manhã deste domingo. Entre as vítimas estavam duas crianças de 3 e 5 anos, um adolescente de 14 anos, e dois adultos que não tiveram a idade informada.

Desde meia-noite até as 6h desde domingo (30), já foram registrados seis chamados para deslizamentos de terra e 47 para quedas de árvore na Grande São Paulo, segundo informações oficiais do Corpo de Bombeiros.

Chove forte em toda a Grande São Paulo desde a noite de sábado (29). Segundo a Defesa Civil, todo o estado deve receber grande volume de chuvas até esta segunda-feira (31).

As fortes chuvas já haviam castigado Porto Alegre na última semana, que ficou com a região central alagada após temporal. O temporal na capital gaúcha aconteceu depois de dias de calor extremo e inundou shoppings, ruas e hospitais.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp