Cidades

Comunidade cria mobilização por preservação de lagoa em Praia do Forte

Reprodução/Google Street View
Documento já contempla mais de 300 moradores da comunidade  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Street View

Publicado em 17/08/2023, às 07h03 - Atualizado às 13h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Lagoa Timeantube, situada no Parque Klaus Peters, em Praia do Forte (BA), está largada aos quatro ventos. É o que indica um grupo de moradores da localidade. Limpeza emergencial e manutenção periódica são alguns dos pedidos feitos pela comunidade, por meio de uma espécie de abaixo-assinado online.

Outros aspectos, como por exemplo, verificação do saneamento básico do entorno e combate a ligações clandestinas de esgoto e águas pluviais, também têm sido solicitados. As águas dessa lagoa se conectam ao mar na Barra do Timeantube, no trecho entre o Hotel Tivoli e o Condomínio Enseada do Castelo. 

“A Área de Preservação Permanente (APP) da Lagoa Timeantube precisa ser fiscalizada constantemente para assegurar sua proteção e dos animais, para que todos (animais e comunidade) continuem usufruindo de todo esse ecossistema, de forma harmônica e sustentável”, diz um trecho do documento.

A reportagem do BNews entrou em contato com a Prefeitura de Mata de São João para saber mais esclarecimentos. Por meio de nota, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, informou que tem conhecimento do caso e que medidas foram adotadas.

Conforme a nota, foram emitidas três notificações e um auto de infração contra a Embasa. "Inclusive, o extravasamento de esgoto in natura que atingiram a lagoa ocasionaram o crescimento de vegetação estranha. Solicitamos do INEMA as licenças necessárias para limpeza da lagoa Timeantube e em posse das autorizações, licitamos maquinário e mão de obra para a execução de serviços de remoção e controle de vegetação fluvial (macrófitas) de maneira mecanizada, da lagoa Timeantube (Praia do Forte) e trecho do rio Jacuípe (em Amado Bahia)", informa o texto.

O BNews também procurou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Por meio de nota, a companhia informou que "o sistema de esgotamento sanitário de Praia do Forte está funcionando normalmente, sem registro de extravasamento de esgoto que possa afetar a balneabilidade da Lagoa Timeantube".

"Além da operação, monitoramento e manutenção desse sistema, a empresa desenvolve ações educativas no município, instruindo a população sobre os benefícios do esgotamento sanitário, a importância da ligação intradomiciliar de esgoto e a utilização correta da rede pública coletora de esgoto", diz um trecho da nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp