Cidades

Conheça as lendas urbanas envolvendo a sexta-feira 13

Reprodução
Diversas lendas urbanas assombram a população na sexta-feira 13  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 13/10/2023, às 05h30   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A sexta-feira 13 é, pra muita gente, uma data como qualquer outra. Para amantes de conteúdos de terror, é o dia perfeito para maratonar filmes macabros com a temática. Para supersticiosos, a data traz azar. Mas será que é realmente isso que acontece?

As especulações sobre a origem da data passeiam entre religião e período medieval. Muitos acreditam data teve origem na última ceia de Jesus, em uma quinta-feira. Na data, Ele reuniu seus 12 discípulos, totalizando 13 pessoas à mesa. Entre eles havia Judas, apontado como traidor. No dia seguinte, em uma sexta-feira, Jesus morreu. No cristianismo, o 13 é apontado como o número da ‘besta’, afirmando isto no livro de Apocalipse. Adão e Eva morreram em uma sexta após comerem o fruto proibido.

De acordo com outra história, a maldição da sexta-feira 13 tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval. Antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e tinham grande estima por Friga, deusa do amor e da beleza. Com o processo de conversão, passaram a amaldiçoá-la como uma bruxa que, toda sexta-feira, se reunia com onze feiticeiras e o demônio para rogar pragas contra a humanidade.

Diversas lendas urbanas caíram na boca do povo ao longo dos anos e foram associadas à data. Para quem gosta de histórias de terror, o BNews listou algumas lendas urbanas bastante populares.

1. Loira do banheiro

Desde a década de 1970, a loira do banheiro assusta crianças em escolas. Diz a lenda que uma jovem loira vivia matando aula no local, até que um dia escorregou e bateu com a cabeça no chão. Desde então, ela vai assombrar os alunos que adoram escapar das aulas.

2. Homem do saco

Crianças nascidas entre 1980 e 2000 já se borraram de medo com a possibilidade de ser levada pelo homem do saco. Segundo a lenda, um homem vivia rodando a cidade atrás de crianças desobedientes. Além de sequestrá-los, os pequenos tinham um fim trágico: viravam sabão.

3. Chupa-cabra

Nos anos 1990, uma notícia chocou o Brasil: cabras foram encontradas mortas com dentadas no pescoço. Diante do cenário quase apocalíptico, pessoas afirmaram terem visto uma criatura parecida com um extraterrestre nos locais onde os animais foram mortos.

4. Brincadiera do copo

Segundo a história, durante uma festa, um grupo de amigos resolveu pegar um copo e fingir que ele estava tomado por espíritos e que responderia algumas perguntas. Um deles tomou coragem e perguntou se alguém da turma iria morrer cedo. O copo se moveu até a palavra "sim", escrita em um papel, e se estilhaçou em seguida. 

5. Palhaços assassinso

O medo irracional de palhaços tem nome: coulrofobia. Duas versões sobre palhaços assassinos assombram diversas gerações. A primeira delas diz que surgiu após uma gangue de palhaços palhaços atormentar várias crianças americanas nos anos 60. Já a segunda pode ter surgido no Brasil, nos meados da década de 1990. Segundo informou o jornal Notícias Populares, na época uma gangue de palhaços sequestrava crianças e as torturava dentro de uma Kombi.

6. A garota do lago
Uma lenda urbana brasileira intensificou o medo de algumas pessoas de entrar em um lago escuro. Sarah, do interior de São Paulo, estava voltando da escola quando
um grupo de garotos marrentos foi “brincar” com ela, jogando-a no lago. A menina não sabia nadar e acabou se afogando, virando um espírito raivoso. Agora, segundo a história, ela vive assombrando o lago em que morreu a procura de justiça.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp