Cidades

Coordenador da Defesa Civil revela material responsável por incêndio no Polo Petroquímico de Camaçari

Reprodução | Leitor BNews
O incêndio no Polo Petroquímico de Camaçari aconteceu na madrugada desta segunda-feira (18)  |   Bnews - Divulgação Reprodução | Leitor BNews
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 18/11/2024, às 07h11 - Atualizado às 12h00



O incêndio que atingiu as instalações da Braskem, no Polo Petroquímico de Camaçari, na madrugada desta segunda-feira (18) assustou trabalhadores e moradores da região. O coordenador da Defesa Civil local revelou qual material foi responsável pelo incidente. 

Em entrevista à TV Bahia, Ivanaldo Soares afirmou que a explosão aconteceu na tubulação de três tanques contendo MVC, a matéria prima do PVC. Segundo ele, 80% do incêndio já foi debelado e dois desses tanques já foram fechados. 

O coordenador destacou que o produto incendiado não causa tanto problema."Esse produto quando tá queimando não é tão agressivo, se ele estivesse vazando sem o incêndio seria muito mais agressivo", relatou. 

Ivanaldo ressaltou que três bairros próximos ao Polo sentiram vibrações durante as explosões, Mangueiral, Parque Satélite e Gravatá, mas não houve necessidade de varredura. "Não houve nenhum tipo de varredura na comunidade porque não houve tremor, houve vibração. Como a população não tem conhecimento técnico, não sabe diferenciar", afirmou.

Questionado sobre a existência de vítimas, Soares afirmou que até o momento não há registros, mas é necessário encerrar o incêndio por completo para ter certeza. "Essa unidade estava parada pra manutenção. Até o momento não há relatos de vítimas, mas primeiro tem que eliminar o incêndio", declarou ele.

Em nota, a Braskem esclareceu o ocorrido e confirmou que não houve vítimas. "A Braskem informa que hoje, 18/11, por volta das 2h30, procedeu com evasão da unidade industrial PVC1, localizada no Polo Industrial de Camaçari - BA, devido a ocorrência de incêndio. Não houve vítimas", informou. 

A empresa ainda ressaltou que as causas do incêndio estão sendo apuradas. "A unidade afetada encontrava-se com a operação parada para manutenção planejada e as demais plantas não foram impactadas. As equipes de atendimento e combate a emergências atuaram imediatamente e a ocorrência já se encontra controlada. A Braskem está iniciando a apuração das causas desta ocorrência", acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp