Cidades

Embasa e Coelba lideram em reclamações junto ao Procon BA

Divulgação Coelba/ Divulgação Embasa
Os dados do Procon revelam que a empresa de Esgoto e Saneamento teve 318 reclamações, enquanto que a de Neoenergia teve 172  |   Bnews - Divulgação Divulgação Coelba/ Divulgação Embasa

Publicado em 21/03/2023, às 06h00   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

As empresas de água e esgoto, energia, telefonia e do varejo registraram o maior número de reclamações feitas pelos consumidores no ano de 2022. A informação é da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA).

A Embasa, juntamente com a Coelba, lidera o ranking de empresas que mais receberam reclamação junto ao Procon Bahia em 2022. Os dados, divulgados pela própria entidade, revelam que a empresa de Esgoto e Saneamento teve 318 reclamações cadastradas, enquanto que a de Neoenergia teve 172.

Procurada, a Embasa informou que o "Procon utiliza números absolutos, não fazendo a relação entre números de reclamações e as quantidades de clientes de cada empresa". A empresa afirma que as 318 reclamações fundamentadas de 2022 representam apenas 0,0081% das 3.911.116 ligações de água existentes na Bahia.  De acordo com o órgão, dessas reclamações, 65 foram atendidas e 253 não atendidas.

A Coelba também tem um posicionamento semelhante, alegando números absolutos. "Os 172 registros em 2022 correspondem a 0,0027% do universo de mais de seis milhões de consumidores que a distribuidora possui em todo o Estado". 

Outras empresas

Além da Embasa e da Coelba, três empresas de Telefonia (Oi, Claro e TIM) também contabilizam reclamações, com 160, 118 e 114, respectivamente. Ainda de acordo com o Procon-BA, as lojas de varejo Casas Bahia (119) e Magazine Luiza S/A (95) também foram alvos de reclamações por parte de consumidores.

Ao todo, foram 37.718 atendimentos nos postos instalados em diversas localidades do estado. Desse total, foram formalizadas 4.584 reclamações (processos administrativos).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp