Cidades

Faixa de areia de famosa praia do sul da Bahia amanhece tomada por lixo: 'Desrespeito'; assista

Reprodução/Redes Sociais
Cenário de lixo na praia gerou revolta entre banhistas, moradores e internautas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais
Redação BNews

por Redação BNews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 04/01/2026, às 07h49



A Praia dos Milionários, uma das mais movimentadas de Ilhéus, no sul da Bahia, amanheceu cercada de lixo neste sábado (3), dois dias após a celebração do ano novo. Imagens que circulam nas redes sociais mostram garrafas quebradas, sacos plásticos e até caixas de bebidas espalhadas pela faixa de areia.

O cenário causou indignação entre moradores, banhistas e internautas, que relataram, além de risco à segurança de quem curtia o espaço, o desrespeito com a natureza.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

"Reclamam do prefeito, reclamam dos barraqueiros, mas se cada banhista levasse sua sacolinha, recolhesse a sua própria sujeira e não deixasse na areia esperando outro limpar, a praia não ficaria assim", disse um usuário do Instagram. "O turismo de massa, tão exaltado pela população de Ilhéus, acaba com os lugares", escreveu outro.

Realidade da capital

Em Salvador, a situação encontrada na última sexta-feira (2) não foi muito diferente. A praia do Porto da Barra também amenheceu com garrafas de vidro, palitos de churrasco e diversos outros resíduos espalhados pelo mar e pela faixa de areia.

Diante do cenário,  o grupo Fundo da Folia realizou a primeira ação do ano de limpeza no local e chamou atenção de internautas pela quantidade de lixo retirada da área.

Na publicação, o grupo criticou a "cultura do descaso" com a cidade. "Entra ano, sai ano e as coisas só pioram, o lixo só aumenta", afirmou.

O coletivo também defendeu a necessidade de repensar a realização de festas e eventos em locais públicos, sobretudo em áreas que concentram patrimônios históricos, como as praias, e falou sobre a responsabilidade da população, público, empresários, artistas e a mídia.

"A questão não é apenas limpar o lixo ou recuperar o que foi danificado, mas evitar que essa cultura do descaso continue se fortalecendo e condenando nossa cidade ao atraso", disse.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)