Cidades

Feira de Santana divulga balanço de casos da varíola dos macacos em 2022

OMS/Divulgação
A Vigilância Epidemiológica (VIEP) informou a quantidade de casos da varíola dos macacos registrados no município baiano  |   Bnews - Divulgação OMS/Divulgação

Publicado em 07/01/2023, às 14h25   Cadastrado por José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

A cidade de Feira de Santana, cerca de 110 quilômetros da capital baiana, registrou dez casos de Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, em 2022, segundo a Vigilância Epidemiológica (VIEP). A primeira detecção no município foi registrada em agosto, dois meses após a primeira infecção ser confirmada no país

O VIEP revelou que os pacientes diagnosticados eram do sexo masculino com faixetária entre 22 e 47 anos. Entre eles, a maioria possuía histórico de viagem e não apresentaram complicações, mantendo um quadro estável após contrair a doença. 

Os sintomas mais frequentes nos feirenses foram: lesões de pele, gânglios inflamados, dor de cabeça forte e febre alta. Foram esses sinais que levaram o primeiro paciente, de 29 anos, a procurar uma unidade de saúde. 

Carlita Correia, coordenadora da VIEP, afirmou que na última semana epidemiológica do ano passado, todos os casos suspeitos foram negativados. "No momento, todos os infectados encontram-se recuperados e só temos um caso aguardando o resultado do exame laboratorial", relatou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp