Cidades

Fortes chuvas causam transtornos em cidades baianas; veja fotos

Divulgação/Prefeitura de Itambé
Entre as cidades atingida pelas fortes chuvas, Itambé, localizada no sudoeste da Bahia, decretou situação de emergência  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Prefeitura de Itambé

Publicado em 29/11/2022, às 08h12   Cadastrado por PM


FacebookTwitterWhatsApp

A nova frente fria neste mês de novembro no estado da Bahia tem deixado estragos nos locais onde passou. Entre os locais mais atingidos, a cidade de Itambé, situada no sudoeste da Bahia, precisou decretar situação emergencial depois do temporal que deixou muitas pessoas asssustadas na localidade no último fim de semana, de acordo com o g1. O decreto foi publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) desta segunda-feira (28).

Devido a esse fato, várias ruas do município ficaram completamente alagadas, e cinco famílias se encontram desabrigadas ou desalojadas. Elas foram levadas para aluguéis sociais, bem como abrigos momentâneos. "A casa tremeu e, de repente, comecei a sentir uns estalos na casa", contou uma das vítimas da forte chuva, Zilmar de Oliveira, em entrevista à publicação.

A prefeitura de Itambé garante que as autoridades administrativas, além dos agentes de Defesa Civil, podem entrar nas casas para solicitar socorro ou decretar a evacuação do imóvel, em caso de risco iminente. 

Alagoinhas

Situada a aproximadamente 120 quilômetros de Salvador, Alagoinhas sediou um intenso volume de água da chuva, que entrou pelo teto de uma unidade de saúde. Alagamentos marcaram presenças constantes durante todo o dia, como por exemplo, em estabelecimentos residenciais e comerciais.

Exemplo disso foi a Rua do Terminal Rodoviário da cidade, onde o nível da água prejudicou o direito de ir e vir do morador. Conforme a prefeitura da cidade, uma força-tarefa foi instaurada para reduzir os prejuízos causados.

Reprodução / Redes Sociais
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Itamaraju e Jucuruçu

Em um trecho responsável por conectar as cidades de Itamaraju e Jucuruçu, situado no trecho da BA-284, no extremo sul baiano, uma cratera se formou no último domingo (27). Não foi informado se pessoas ficaram feridas por causa deste fato. Um dia depois, um desvio foi realizado no local com o auxílio de máquinas, para que fosse possível o tráfego de motoristas entre os dois municípios. 

Do mesmo modo, em outro ponto da BA-284, situado entre o distrito de Nova Alegria, em Itamaraju, e o começo de Jucuruçu, um deslizamento de terra foi notificado. Já em Itabuna, a ponte Miguel Calmon ficou totalmente tomada pela água durante o último final de semana. Nesta segunda-feira (28), ela foi interditada e os funcionários da prefeitura se deslocaram até o local para excluir as baronesas que estavam retidas na estrutura.

A cratera foi formada na altura da BA-284, em um setor que conecta Itamaraju e Jucuruçu
A cratera foi formada na altura da BA-284, em um setor que conecta Itamaraju e Jucuruçu. Foto: Reprodução/Rede social

Em outro local, na cidade de Prado, cerca de 3.700 pessoas estavam desabrigadas ou desalojadas até a última segunda. No município, uma casa desabou, bem como outras duas ficaram completamente destruídas. 

Na capital

Até às 16h50 desta segunda, cerca de 18 ocorrências foram registradas. Pelo menos sete ameaçadas de desabamento, duas ameaças de deslizamento e outros três imóveis foram registrados. Contudo, a Codesal ainda contabilizou um deslizamento, um desabamento parcial e um detalhamento. 

Em grande parte, os casos foram notificados na região da Cidade Baixa e no bairro da Liberdade. O maior acumulado de chuva foi registrado no Caminho das Árvores (49,4mm), ainda conforme a Codesal. 

Na Região Metropolitana, em Simões Filho, a Rua Pedro Sobral ficou tomada pela lama depois do alto índice de chuva.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp