Cidades

Governadores usam obras para fornecer água como ativo eleitoral em 2022

Divulgação
Os governadores nordestinos ampliaram o fornecimento de água é um dos maiores desejos do eleitorado  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 21/01/2022, às 06h54   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Os governadores do Nordeste intensificaram nos últimos meses anúncios e inaugurações de obras ligadas à segurança hídrica, em busca de capitalizat para as eleições outubro, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo.

A ampliação do fornecimento de água é um dos maiores desejos do eleitorado da região. Houve inaugurações de obras concluídas, vistorias ou novas promessas de entregas, como construção de adutoras e ampliação do abastecimento de água por meio das companhias estaduais responsáveis pelo setor.

"Esse é o tipo de ação preferida dos governadores porque, além do desemprego e segurança pública, a falta de água é apontada em pesquisas no Nordeste como um dos principais problemas para a população", afirma o cientista político Adriano Oliveira, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

Leia mais: Em meio à discussão sobre privatização, Embasa gasta mais de R$ 5 milhões em serviços de higienização e suporte administrativo

Querendo eleger o sucessor, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), entregou em novembro, na cidade de Ubaíra, uma obra de captação alternativa para o sistema de abastecimento de água da cidade e de municípios vizinhos. Durante as inaugurações, é comum o governador e seus aliados fazerem menções ao senador Jaques Wagner (PT-BA), antecessor de Rui no governo da Bahia e que é pré-candidato ao posto em 2022.

A matéria cita João Azevedo (Paraíba), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Flávio Dino (Maranhão), Camilo Santana (Ceará) e Paulo Câmara (Pernambuco).

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp