Cidades

Itabuna passa na frente de Ilhéus e consegue média positiva em gestão urbana

Reprodução / Wikipedia - Ronaldosst
Com o resultado, Itabuna agora tem a quarta posição na Bahia, perdendo apenas para Barreiras, Lauro de Freitas e Salvador  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Wikipedia - Ronaldosst

Publicado em 07/08/2023, às 22h56 - Atualizado às 22h56   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

De acordo com a plataforma Bright Cities (Cidades Brilhantes, em tradução livre), a cidade de Itabuna (BA) “bate” Ilhéus em nove das 10 áreas consideradas pelo estudo, que avalia o desempenho das cidades brasileiras na gestão de serviços urbanos e em indicadores de qualidade de vida, em municípios com mais de 100 mil habitantes. A pesquisa deu uma média geométrica de 5,34 em Itabuna e 4,53 em Ilhéus. A cidade do cacau supera a vizinha apenas no quesito Empreendedorismo.

A pesquisa atribui notas de zero a dez as cidades, nas seguintes áreas: Governança, Educação, Saúde, Urbanismo, Mobilidade, Energia, Segurança, Empreendedorismo, Meio Ambiente e Tecnologia e Inovação. A análise tomou como base os dados de 2021 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Com o resultado, Itabuna agora tem a quarta posição na Bahia, perdendo apenas para Barreiras, Lauro de Freitas e Salvador. No âmbito nacional, fica em180º, enquanto Ilhéus aparece na décima sétima posição na Bahia e 311º na lista nacional, que possuí 326 municípios.

As cidades do sul do estado têm boas notas no quesito Saúde e Tecnologia e Inovação, mas têm um resultado baixo no quesito Segurança, enquanto que em Mobilidade, nem pontuam.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp