Cidades

Itamaraju: Após corte no transporte escolar, criança com deficiência física precisa caminhar 6 km para ir à escola; assista

Reprodução / Youtube
Decisão de suspender a rota do transporte escolar que servia a uma criança com deficiência física chama a atenção  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Youtube

Publicado em 03/08/2023, às 18h31   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Itamaraju, no sul da Bahia, suspendeu a rota do transporte escolar que servia a uma criança com deficiência física. O incidente atraiu a atenção após a mãe de duas crianças, incluindo uma com necessidades especiais, que residem em uma área rural de Itamaraju, recorrer ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) para denunciar a interrupção da linha de transporte escolar destinada a suas filhas, supostamente devido à "falta de alunos".

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Segundo o Siga a Notícia, no relato de Juliana Araújo, a mãe das crianças, suas duas filhas frequentavam o turno vespertino devido à distância de 6 km entre a associação onde residem e a escola. Optar pelo turno matutino significaria que suas filhas, incluindo a que possui necessidades especiais, teriam de acordar antes das 4 horas da manhã para conseguir pegar o transporte escolar, uma situação extremamente desafiadora para uma criança com deficiência física que demanda cuidados especiais.

Para justificar o corte da linha de transporte escolar (que faz parte de um contrato que custa quase R$ 1 milhão por mês) o diretor responsável, Paulo Nogueira, alegou que a família é responsável por providenciar o transporte para as crianças. “O transporte e a facilitação do acesso à escola não incumbe exclusivamente ao Estado (Município), a quem compete oferecer a linha de transporte escolar, mas também à família, que não está isenta de colaborar no transporte de sua criança ou adolescente”, disse o diretor em ofício enviado ao MP.

Sob a supervisão da promotora Catharine Rodrigues, o incidente está sendo investigado, com diligências em vista para abordar e resolver a situação. 

Assista: 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp