Cidades

Ligações clandestinas identificadas pela Coelba em 2023 poderiam abastecer Salvador por um mês

Divulgação Coelba
Para identificar as irregularidades, a Coelba usa a tecnologia para criar estratégias para atuações em campo  |   Bnews - Divulgação Divulgação Coelba

Publicado em 29/07/2023, às 17h00   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

No primeiro semestre de 2023 a Neoenergia Coelba removeu 61.705 ligações clandestinas, o que dá uma média de 10 mil por mês ou 342 por dia. Esse volume recuperado nas operações de combate ao furto de energia seria o suficiente para abastecer todas as unidades consumidores de Salvador durante um mês.

Ainda segundo a Coelba, para identificar as irregularidades, a companhia elétrica usa a tecnologia para criar estratégias para atuações em campo, a exemplo de softwares inteligentes que monitoram o consumo de energia das unidades de maneira remota e em tempo real.

Para auxiliar nessas ações, a Coelba também adquiriu drones que são usados pelas equipes que atuam na identificação de fraudes, quando elas são mais elaboradas, durante as vistorias. Um exemplo do uso desse equipamento ocorreu em maio, quando um drone identificou um furto de energia em uma fazenda localizada no município de Jaborandi, no Oeste do Estado, onde foram recuperados 21,8 milhões de quilowatts/hora.

Ao longo do semestre, a Coelba, realizou cerca de 120 mil fiscalizações, identificando desvios em todos os tipos de unidades consumidoras: residências, comércios, indústrias, fazendas e outros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp