Cidades

Litoral baiano ainda tem manchas de óleo 4 anos após vazamento

Divulgação / Inema
Durante ação 2,9 toneladas de resíduos poluentes foram retiradas de praias do litoral baiano  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Inema

Publicado em 25/03/2023, às 12h34 - Atualizado às 12h35   Natane Ramos



Após 4 anos do aparecimento de óleo no litoral baiano, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), continua acompanhando as atividades de limpeza do óleo, que ainda está presente nas praias litorâneas da Bahia.

O Inema vem trabalhando em uma ação que elimine os resíduos causados pelo óleo, que ainda é encontrado no território em pequenas pelotas na areia e em manchas nos corais.

Na última terça (21),  2,9 toneladas de resíduos poluentes foram retirados das praias baianas e encaminhados para tratamento, após ação realizada em parceria com a CTR BAHIA, do grupo Marquise, e em conjunto com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb).

Do tratamento dos materiais removidos, estará ocorrendo a produção do Combustível Derivado de Resíduos Industriais (CDRI) que será encaminhado para as queimas em fornos de cimenteiras, substituindo o coque de petróleo, utilizando recursos naturais.

Entre os anos de 2019 e 2020, momentos com maiores ocorrências de óleos nas praias litorâneas, foram retirados  453,91 toneladas de resíduos pelo Inema.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp