Cidades

Mestra Risadinha enaltece a capoeira e manifestações culturais de matriz africana durante CamaForró 2023

Domingos Júnior/BNews
Evento CamaForró reúne atrações e espaços para cultura em Camaçari até o próximo sábado (24)  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior/BNews

Publicado em 21/06/2023, às 21h30 - Atualizado às 21h45   Edvaldo Sales e Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A partir desta quarta-feira (21), até o próximo sábado (24), a cidade de Camaçari, situada a 50km de Salvador, é palco do CamaForró 2023, que conta com diversas atrações. No evento, o Espaço Vila Cultura reúne, além do concurso junino e atrações musicais, exposições de diversos âmbitos culturais.

Jane Reis, mais conhecida como mestra Risadinha, foi a responsável por um dos espaços do Vila Cultura. Ao BNews, ela explicou sobre a representação da cultura de matriz africana e as mulheres negras do estado.

"Essa sala aqui é acolhedora. Ela traz tanto os conhecimentos de matriz africanas como também a parte de cidadania da cultura. Tem um orientador que vai mostrar o passo a passo para que toda população possa participar dos editais que a pasta disponibiliza", explicou.

"Importante para a cultura local e toda cultura em si. Se tratando do São João, a Prefeitura [de Camaçari] tem esse cuidado, o nosso prefeito, Elinaldo Araújo, de não deixar acabar essa manifestação cultural, porque faz parte da nossa história. E nós temos um olhar mais sensível da nossa secretária Márcia Tude, que nos abre essa porta para que a cultura esteja perto do povo", disse.

Mestra Risadinha, que tem mais de 20 anos na capoeira, e integrante do grupo de capoeira inclusiva, criada pelo mestre Ismael, falou sobre a importância dessa arte em sua vida.

"A relação é crescer, buscar o meu lugar, onde nós precisamos estar. E a capoeira nos traz esse mecanismo, por isso que sou apaixonada e estou na capoeiragem até hoje", relatou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp