Cidades

EXCLUSIVO! Moradores denunciam irregularidades em administração de famoso condomínio de luxo na RMS

Divulgação | Hansen Imóveis
Gestão não teve as contas aprovadas em assembleia e uma auditoria tem sido realizada para apurar os fatos  |   Bnews - Divulgação Divulgação | Hansen Imóveis

Publicado em 05/03/2024, às 16h22 - Atualizado às 18h09   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Uma briga entre condôminos vem tomando conta do famoso Condomínio Encontro das Águas, um dos mais luxuosos do município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Entre as queixas, estão irregularidades nas contas do condomínio e falta de transparência por parte da atual admnistração.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Segundo moradores, em contato com a equipe do BNews, a gestão não teve as contas aprovadas e uma auditoria tem sido realizada com a finalidade de apurar melhor os fatos. A situação, inclusive, seria inédita dentro dos mais de 40 anos condomínio.

Documentos aos quais o BNews teve acesso, datados a partir de junho do ano passado, apontam que houve inclusão da cobrança de taxa extra em serviços que já estavam inclusos na previsão orçamentária, como, por exemplo, contratação de um técnico em análise de asfalto. 

Outra denúncia, realizada no mês seguinte, informa que parte da reserva florestal, manguezal e asfalto do condomínio teriam sido destruídos por caminhões, tratores e guindastes, que teriam entrado no local com a autorização da administração. 

As queixas apontam ainda que as contas da gestão foram reprovadas em assembleia e o Conselho Fiscal foi desaprovado na recomendação de aprovação da previsão orçamentária. No balancete de junho, inclusive, os números teriam apresentado despesa maior do que a arrecadação, com o valor acima de R$ 100 mil. 

A origem das situações seriam uma grande disputa na gestão do condomínio, que teria levado a uma não aprovação das contas e uma moção de repúdio, uma vez que ocorreram coisas que nunca aconteceram antes, como uma ação do Ministério Público por crime ambiental no condomínio, situação de não aprovação de contas, que está tendo uma auditoria no momento, e ações judiciais de condôminos contra a atual administração", explicou outro denunciante.


Outro documento, desta vez de setembro, aponta um suposto "acordo" sobre inadimplência de um dos lotes do Encontro das Águas. O ofício diz ainda que não há qualquer indicativo que permita o síndico dar desconto ou isentar condôminos do pagamento de suas obrigações condominiais. 

Por fim, ainda existem reclamações referentes a extermínio de animais na localidade. Até o momento, três gatos foram encontrados mortos por suspeita de envenenamento e um outro que teria sido atingido por tiro de arma de ar comprimido. Sobre essas situações, os condôminos apontam inação por parte da gestão. 

Nesta semana, inclusive, uma outra situação teria ocorrido, após cachorros de grande porte terem atacado e matado um Lulu da Pomerânea, que passeava no condomínio. A situação gerou revolta dos moradores e, inclusive, teria acontecido ameaças por parte do dono do cão que foi morto.

Posicionamento da administração

Em contato com o BNews, a atual gestão se defendeu das acusações e afirmou que as contas que não foram aprovadas seriam referentes à gestão anterior. O atual síndico teria assumido em maio do ano passado, após renúncia do antigo gestor.

Com relação a auditoria implantada para apurar as irregularidades fiscais, a administração informou que a mesma está sendo realizada em conformidade com a gestão e que foram aprovadas pelo Conselho Fiscal do condomínio. 

Já sobre a situação envolvendo os animais que foram encontrados mortos nas áreas condominiais, a administração disse não ter mais informações sobre a situação e, por isso, não poderia dar detalhes aprofundados acerca do ocorrido.  

Por fim, o síndico afirmou ainda que existe um grupo de pessoas, que são moradoras do condomínio, que estariam "querendo criar tumulto de qualquer jeito com a administração".  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp