Cidades

Primeiras motoristas no transporte madeireiro começam a atuar no Sul da Bahia após capacitação

Reprodução/Divulgação
As profissionais se formaram em setembro de 2022 e começaram a trabalhar na região no início deste ano  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Divulgação

Publicado em 30/01/2023, às 14h42   José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

Na região do extremo sul da Bahia, as primeiras motoristas de transporte no abastecimento de madeira começaram a atuar no local após terem sido capacitadas pelo programa 'Na Estrada Com Elas', iniciativa promovida pela empresa Suzano, que produz celulose para diversos países na América Latina
A equipe foi registrada em julho de 2022, e se formou em setembro do mesmo ano. Após um período de práticas, algumas já começam a atuar contratadas por empresas parceiras da companhia.
Uma das participantes do programa, Maria Eunice Marques de Souza, detalhou como a nova experiência a tornou uma profissional mais qualificada. 
“O programa foi tudo de bom que poderia acontecer e me fez ver que somos capazes e todos os dias podemos aprender algo novo. Conheci excelentes profissionais na área de transporte de cargas, adquiri muito conhecimento e, agora trabalhando no meio, continuo me esforçando, sigo me superando e aprendendo cada vez mais”, disse a motorista.
A motorista Kessiane Pretti Alves Trancoso, que também participou do programa, segue o mesmo ponto de Maria Eunice.  
“Atualmente, eu trabalho na carga florestal, numa carreta com seis compartimentos chamada hexatrem. Isso só foi possível por conta do projeto. Eu, depois desse aprendizado, sou outra pessoa, com mais respeito e prudência até para dirigir meu carro de passeio”, informou. 
Oportunidades em 2023
A Suzano, através de uma nota, anunciou que, para as interessadas, uma nova turma do ‘Na Estrada com Elas’ será formada
“Para 2023, teremos uma nova formação, novamente exclusiva para esse público. A expectativa é de aumentar em 100% a turma. A diversidade e inclusão são parte importante do propósito da Suzano. Esse projeto destaca a importância da inclusão da mulher na operação, em um ambiente predominantemente masculino. Esse movimento fortalece a nós e os nossos fornecedores, além de trazer muitos benefícios para a região”, afirmou Marco Aurélio Galhardi, coordenador de Logística Florestal da Suzano da Unidade Mucuri.
O curso
Na capacitação do programa, motoristas participam de aulas teóricas e práticas, com treinamento operacional em campo e aulas com simulador de direção. 
“Ao final desse período preparatório, as mulheres estarão aptas a exercer a função de motoristas de transporte tritrem no abastecimento de madeira”, concluiu a nota. 
Além disso, na programação, também ocorrem aulas de desenvolvimento interpessoal, mecânica básica, direção econômica, tecnologias embarcadas, direção responsável e legislação de trânsito, entre outros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp