Cidades

MP toma decisão sobre lançamento de chorume em aterro de Jacobina; confira

Reprodução | Bahia Acontece
Série de medidas foram divulgadas pelo MP para conter a poluição  |   Bnews - Divulgação Reprodução | Bahia Acontece

Publicado em 21/03/2024, às 17h25 - Atualizado às 17h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou na quarta-feira (20), que o município de Jacobina adote uma série de medidas para contenção da poluição que está sendo causada pelo aterro controlado da cidade.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com o promotor de Justiça Igor Clóvis Silva Miranda, foi identificado lançamento de chorume em áreas que ficam nas adjacências do aterro.

A gestão jacobinense terá que, no prazo de cinco dias, construir um dique de contenção na área do ponto de disposição final mais próxima à Recicla Jacobina, nos arredores do aterro controlado, de forma que, caso venha a ocorrer outro evento de extravasamento de chorume, o material permaneça contido.

O promotor determinou ainda que seja coletado o chorume acumulado nas valas executadas e na área da Recicla Jacobina; que realize procedimento de recobrimento dos resíduos de forma que a área exposta à precipitação fique reduzida a uma pequena frente de serviço de dimensões reduzidas.

Nos próximos seis meses, ficou determinado que o município transporte os resíduos coletados em Jacobina para um aterro sanitário dotado de licença ambiental para receber tais materiais; e elabore um estudo técnico para prever o encerramento e remediação da área do atual lixão. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp