Cidades

MPT abre investigação após desabamento que matou quatro trabalhadores em obra da Galvani

Reprodução/ Revista Formosa
Ministério Público do Trabalho apura desabamento que resultou em quatro mortes e dois feridos em galpão da Galvani na Bahia  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Revista Formosa
Analu Teixeira e Cauan Borges

por Analu Teixeira e Cauan Borges

Publicado em 15/09/2026, às 07h00



O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou um inquérito civil para investigar o desabamento de um galpão em construção que deixou quatro trabalhadores mortos e dois feridos, na última quinta-feira (10), em uma unidade da Galvani, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.

Acompanhe as principais notícias também no nosso canal do YouTube; clique aqui

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Segundo o MPT, o procedimento vai reunir informações oficiais dos órgãos responsáveis pelas perícias, além de documentos das empresas envolvidas que comprovem a adoção de medidas de saúde e segurança do trabalho. O órgão também pretende ouvir outras possíveis fontes durante a apuração.

Ao final das investigações, o MPT poderá arquivar o caso, caso não sejam identificadas irregularidades, ou propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) às empresas, para corrigir eventuais descumprimentos de normas. Caso não haja acordo, o órgão poderá ingressar com uma ação civil pública na Justiça do Trabalho.

O MPT informou ainda que, durante a apuração, não divulga relatórios parciais. Embora o inquérito seja público quanto à sua movimentação, o conteúdo do procedimento não é divulgado.

O que diz a Galvani

Procurada pelo BNews, a Galvani informou que acompanha a apuração do acidente ocorrido em 10 de setembro e que envolveu trabalhadores de uma empresa terceirizada.

A empresa afirmou que, até o momento, não recebeu comunicação formal do MPT sobre o inquérito civil mencionado. A Galvani também declarou que permanece à disposição das autoridades para colaborar com o esclarecimento dos fatos e reforçou seu compromisso com a segurança.

Relembre o caso

O desabamento aconteceu por volta das 10h do dia 10 de setembro, durante a construção de um galpão da Galvani. As vítimas trabalhavam para uma empresa terceirizada.

Três trabalhadores morreram ainda no local, uma quarta vítima chegou a ser socorrida e encaminhada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos. Outras duas pessoas ficaram feridas.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica (DPT), além de ambulâncias da própria empresa, atuaram na ocorrência. O DPT foi acionado para realizar a perícia e auxiliar na apuração das circunstâncias do acidente.

O BNews também procurou a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães para saber se o município realizou alguma fiscalização ou possui informações sobre a situação do espaço. Até a publicação desta matéria, não houve retorno.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)