Cidades

Operação Posto Legal promove interdição em postos de combustíveis na região da Chapada Diamantina

Divulgação Sefaz-BA
Essa edição da Operação Posto Legal ocorreu nos municípios de Irecê, João Dourado, América Dourada, Xique-Xique e Morro do Chapéu, localizados na região da Chapada Diamantina e Centro Norte da Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação Sefaz-BA

Publicado em 06/09/2024, às 18h31   Cadastrada por Letícia Rastelly



Diversas instituições de fiscalização e de poder de polícia deflagraram mais uma edição da Operação Posto Legal, que culminou em 224 bicos de bombas de combustíveis reprovados, 27 autos de infração e interdição de 31 bicos. Essas irregularidades foram verificadas nos municípios de Irecê, João Dourado, América Dourada, Xique-Xique e Morro do Chapéu, localizados na região da Chapada Diamantina e Centro Norte da Bahia

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

🎥 Não perca uma notícia! Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e acompanhe as atualizações que fazem a diferença. Clique e fique conectado!


De acordo com o Instituto Baiano de Meteorologia e Qualidade (Ibametro), entre as irregularidades encontradas havia display de bomba queimado, tubulação de ar e gases quebrados, falta de manutenção nos equipamentos e divergência na quantidade do combustível permitido ao consumidor, conforme previsto em legislação.


Nessa etapa, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) identificou até um posto que estava comercializando óleos lubrificantes sem autorização. A venda de produtos vencidos também foi apontada pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA).


Já a Secretaria da Fazenda do Estado identificou o uso de máquinas de cartão de crédito e débito vinculadas a CNPJs que não pertenciam ao estabelecimento. Vale destacar que cada órgão tem uma punição específica, que pode ser multa ou mesmo interdição.


Participam da operação, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro); a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA); o Departamento de Polícia Técnica (DPT); a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA); a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), por meio das polícias Civil e Militar, esta última representada pela Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz).

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)