Cidades
Publicado em 16/03/2024, às 11h30 - Atualizado às 11h55 Beatriz Araújo e Marco Dias
Com o objetivo de conscientizar a população sobre as consequências que o descarte incorreto de lixo pode causar ao meio ambiente, entidades públicas e da iniciativa privada se uniram para promover mais uma edição do projeto “Passando o Rodo nas Praias”, que acontece neste sábado (16), na praia de Stella Maris, em Salvador. Ao BNews, a bióloga Carla Circenis enfatiza a importância do evento.
Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!
Esse projeto é voltado à educação ambiental das crianças, dos jovens, dos adolescentes, dos adultos e da comunidade de uma forma geral, chamando a atenção dos problemas causados pelo lixo jogado na praia, pelo lixo que vem parar na praia através da chuva, através dos rios, então o 'Passando o Rodo nas Praias é uma grande campanha de educação ambiental voltada para a proteção das praias, dos oceanos e dos mares", destaca Circenis.
Este ano, além da tradicional limpeza da praia, o projeto que chega à sua 12ª edição contará com uma programação repleta de atividades lúdicas, como artesanato com materiais reciclados e oficina de plantio para revitalização de área de restinga, além de animação para a criançada com Edd Bala. Ao todo, 100 crianças da Escola Municipal Dorival Caymmi participarão do evento.
Tem slime, tem as atividades brincantes com o nosso querido Rayne, que é o malabarista, e comigo também, que estarei interagindo com a criançada”, revela Edd Bala.
Iania Pereira, coordenadora de operações da so+ma Bahia, destaca a importância de aplicar a consciência social nas crianças durante o projeto.
Vamos desenvolver uma atividade de conscientização ambiental e também, através da so+ma, estamos promovendo a coleta seletiva. Todo o material coletado dentro da limpeza de praia será triado, feita a coleta seletiva, e o material será destinado à casa so+ma”, comenta Pereira.
Entre as atividades preparadas pelo Projeto Tamar para a criançada, o biólogo José Cerri destaca jogos lúdicos, como o da memória, voltados para o aprendizado sobre o ecossistema das tartarugas marinhas.
[É importante conscientizar] sobre o descarte inadequado de lixo, sobre luzes artificiais que ficam na praia e precisam ser apagadas durante a noite, para evitar que os filhotinhos se desorientem e acabem indo para lugares errados”, destaca Cerri.
Quem também deu detalhes sobre a conscientização e o trabalho voltado para a biologia foi Gustavo Rodamilans, médico veterinário e coordenador do Instituto Baleia Jubarte, em Salvador.
Nenhum projeto de conservação funciona sem um bom trabalho de educação e sensibilização ambiental”, pontua Rodamilans.
A ação, realizada pelo Grupo A4, conta com o patrocínio do Governo do Estado, Prefeitura de Salvador e Suzano.
Classificação Indicativa: Livre
Bom e Barato
Top de linha
Metade do preço
Aparelho top
Imperdível