Cidades

PF investiga fraude cometida por funcionários de lotérica na concessão do Bolsa Família na Bahia

Divulgação / PF
Segundo a PF, a investigação iniciou no fim do ano de 2022  |   Bnews - Divulgação Divulgação / PF

Publicado em 06/03/2024, às 07h06 - Atualizado às 08h51   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Códigos Ilícitos, em Ilhéus, no Sul da Bahia, nesta quarta-feira (6), que investiga a obtenção fraudulenta de benefícios sociais do Programa Auxílio Brasil do Governo Federal, atualmente chamado de Bolsa Família.

Segundo a PF, a investigação iniciou no fim do ano de 2022, quando os agentes tomaram conhecimento que funcionários de uma lotérica foram cooptados por agentes criminosos para auxiliarem na liberação de benefícios sociais.

Nesta manhã, para coletar mais elementos relacionados aos crimes investigados e identificar outros integrantes do grupo criminoso, a polícia cumpre três mandados de busca e apreensão, em Ilhéus, além de outras medidas judiciais expedidas pela Justiça Federal.

No curso da investigação foi identificado que os benefícios estavam sendo solicitados, de forma fraudulenta, em nomes de terceiros, residentes na Bahia e em outros estados brasileiros, que não tinham conhecimento da fraude.

Posteriormente, com a ajuda dos funcionários da lotérica, era realizado a ativação indevida do aplicativo Caixa Tem e os benefícios eram sacados pelos grupo criminoso mediante saque emergencial, sem uso de cartão e com utilização de códigos (token) de saques.

A investigação segue com as análises dos materiais apreendidos e com as oitivas dos envolvidos. O crime investigado é o de peculato furto, que prevê pena de até 12 anos de reclusão e multa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp