Cidades

Prefeitura da Bahia adia início das aulas e decreta estado de emergência devido às fortes chuvas

Divulgação / Prefeitura de Ribeira do Amparo
Na pultima sexta-feira (20), foi registrado um volume superior a 100 milímetros de chuva  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Prefeitura de Ribeira do Amparo
Anderson Ramos

por Anderson Ramos

Publicado em 22/02/2026, às 21h29



A Prefeitura de Ribeira do Amparo, no nordeste baiano, decretou estado de emergência e adiou o início das aulas da rede municipal devido às fortes chuvas que atingem a cidade desde a última sexta-feira (20).

Conforme a gestão municipal, as aulas estavam previstas para retornar na segunda-feira (22), mas, por segurança, o início só acontecerá no dia 2 de março.

"A decisão considera a necessidade de garantir segurança a estudantes, professores e servidores, além de permitir a avaliação das condições estruturais das unidades escolares e das vias de acesso", explicou a prefeitura em nota. 

Somente na sexta, foi registrado um volume superior a 100 milímetros de chuva, índice considerado elevado e que contribuiu para o agravamento de pontos de alagamento e riscos em diferentes áreas da cidade e da zona rural.

“Estamos enfrentando um período desafiador. Somente ontem [sexta-feira] tivemos mais de 100 milímetros de chuva registrados no município, o que exige atenção redobrada de todas as equipes. Estamos trabalhando com responsabilidade e agilidade para minimizar os impactos e garantir a segurança da nossa população”, afirmou a prefeita Teti Britto (MDB). 

De acordo com a prefeitura, diversos órgãos do Governo do Estado e do Governo Federal acompanham a situação do município e deverão contribuir com ações de apoio, recuperação de áreas atingidas e implementação de medidas preventivas, a fim de reduzir riscos e fortalecer a estrutura de resposta a eventos climáticos.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)