Cidades

Prefeitura de Eunápolis intensifica ações de abordagem às pessoas em situação de rua

Divulgação
As ações desse tipo são realizadas de forma rotineira em diversos pontos da cidade  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 05/04/2022, às 10h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEAS), tem intensificado as ações para o atendimento à população em situação de rua. O foco do trabalho são os espaços públicos do centro da cidade.


As ações desse tipo são realizadas de forma rotineira em diversos pontos da cidade e têm como objetivo apresentar a esse segmento da população os serviços ofertados pela Secretaria e que podem auxiliá-los, além de conferir a documentação e orientar de acordo com as necessidades. 

Leia mais:

Prefeitura de Eunápolis beneficia 130 famílias com programa REURB
Prefeitura de Eunápolis reforça importância da vacinação infantil


O principal direcionamento é o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), onde podem se alimentar, fazer higiene pessoal ou ainda utilizar qualquer um dos diversos serviços oferecidos.


A secretária Erinéia Torres explica que o Município faz o atendimento com diversos profissionais para orientar à população de rua sobre os serviços disponíveis.


Segundo o Gestor da Proteção Especial Reinan Mota, a Prefeitura de Eunápolis oferece atendimentos com assistentes sociais, psicólogos, advogados, enfermeiros, entre outros profissionais, sendo que a equipe de Abordagem é responsável por indicar os serviços conforme a necessidade de cada usuário. “Temos um Centro POP e um serviço de   acolhimento institucional de pessoas em situação de rua. 


Não podemos retirá-los das ruas de forma ostensiva, nosso papel é ofertar e orientar sobre os serviços disponíveis. Esse é o papel da política de assistência social”, explica.


O trabalho nas ruas tem caráter individual buscando fazer com que a pessoa em situação de rua aceite o atendimento e se integre à rede de proteção social do Município.


“A abordagem social é um processo de trabalho planejado de aproximação, escuta e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de rua nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social”, explica a prefeita Cordélia Torres .


SOLICITAÇÕES


A população pode solicitar a abordagem social para atender casos de pessoas em situação de rua ou crianças em trabalho infantil, através dos contatos: CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social (73) 3261- 4753; Conselho Tutelar (73) 3281- 6812; Casa de Acolhimento (73) 3281-5962; e Secretaria de Assistência Social (73) 3281-5525.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp