Cidades

Projeto Fitoterápicos fortalece produção sustentável de plantas medicinais na Mata Atlântica

Divulgação/Humana Brasil
Produção sustentável de plantas medicinais em foco no interior da Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Humana Brasil

Publicado em 21/02/2024, às 19h57   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Em parceria com organizações locais e apoio internacional, o Projeto Fitoterápicos, iniciativa da Humana Brasil, tem o objetivo de fortalecer a produção sustentável de plantas medicinais e nativas do bioma Mata Atlântica. Presente em quatro estados brasileiros, incluindo a Bahia, o projeto atua ao lado da Associação Comunitária dos Agricultores Familiares Quilombolas de Cangula, em Alagoinhas-BA

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

As organizações atuam na produção sustentável, no beneficiamento e na comercialização de produtos provenientes de plantas medicinais, valorizando o conhecimento transmitido por gerações e resgatando a cultura de povos tradicionais e originários na produção de chás, cosméticos e outros produtos fitoterápicos. O objetivo é enriquecer as áreas de florestas, equilibrando o ecossistema e conservando a biodiversidade.

A iniciativa conta com o respaldo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Fundo Ambiental Global para o Meio Ambiente (GEF). 

A Associação Cangula, uma das organizações parceiras, tem implementado a “Farmácia Verde”, promovendo o uso de plantas medicinais, resgatando a cultura quilombola e proporcionando renda e vidas saudáveis para os moradores locais. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp